Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Gerais

Governo de Minas reforça importância da vacinação para festas de fim de ano



Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde, lembrou que, entre as pessoas acima dos 40 anos, apenas metade buscou a segunda dose de reforço. "As pessoas têm que entender que, com a ômicron (variante da COVID-19), só duas doses não são suficientes. Temos que garantir a terceira dose para as pessoas com até 40 anos e, acima de 40 anos, a quarta dose", reforçou.
O boletim epidemiológico da SES-MG desta segunda-feira (12/12) confirmou 370 novos casos e 25 óbitos nas últimas 24 horas. Segundo dados do Vacinômetro, 43,9% do público alvo tomou a quarta dose da vacina contra COVID-19, e pelo menos 64% tomou a terceira dose.
A secretaria tem insistido com o Ministério da Saúde, junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para ampliar a vacinação de crianças em Minas e disse que a questão foi levada para a equipe de transição do governo Lula.

Sazonalidade

Além do coronavírus, a população vai conviver com outras doenças de forma mais intensa no início de 2023, como a gripe e a bronquiolite, segundo a SES-MG. Isso aumenta a necessidade de ter o cartão de vacinação em dia.Baccheretti disse que já era esperada uma alta nos casos de COVID, devido à nova subvariante, mas, com a sazonalidade, é crucial estar protegido. 
"Não podemos chegar ao período de sazonalidade, que já está batendo à porta, sem ter protegido melhor especialmente as crianças e os idosos com comorbidades. Os casos de COVID estão aumentando, era esperado, é uma nova subvariante, mas temos que lembrar que em fevereiro e março começam a juntar também várias doenças sazonais", salientou.

Doenças já erradicadas

Minas, assim como o Brasil no geral, corre o risco de que doenças já erradicadas, como o sarampo, poliomielite e meningite, voltem a assolar a população. O Secretário apela para que pais e avós levem as crianças para vacinar contra essas doenças. 
"A caderneta de vacinação provavelmente deve ter alguma coisa em atraso. Temos vacina contra a poliomielite, meningite, a tríplice viral e a tríplice bacteriana. Temos que estar preparados e a melhor prevenção é a vacina. Vá ao posto garantir essa proteção para que essas doenças não voltem nunca mais", completou.

Estado de Minas

Gerais

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!