Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Unicamp 2023: segundo dia da 2ª fase teve equilíbrio e temas contemporâneos, dizem cursinhos


g1 reúne, em vídeos, análises de professores de quatro cursos preparatórios sobre provas de matemática de conhecimentos específicos. Respostas esperadas saem na quinta, diz Comvest. Estudantes no último dia da 2ª fase do vestibular 2023 da Unicamp

Júlio César Costa/g1

Professores de cursinhos preparatórios para vestibulares avaliaram que o segundo dia de provas da 2ª fase da Unicamp 2023, aplicadas na tarde de segunda-feira (12), foi marcado por equilíbrio no nível de dificuldade e pela abordagem de temas relevantes na sociedade contemporânea. Além disso, eles consideraram que não houve surpresas e o padrão de anos anteriores foi mantido. Veja abaixo os vídeos dos professores.

Os 11.634 estudantes que participaram das avaliações se depararam com temas como clima, fome, a vigilância no mundo digital a partir de menção sobre o livro 1984, de George Orwell, além da tragédia com pelo menos 234 mortos em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Confira abaixo outros temas.

A etapa do processo seletivo terminou com abstenção de 8,5%, o melhor resultado desde 2009. A comissão organizadora (Comvest) informou que as respostas esperadas serão divulgadas na quinta-feira (15).

Anglo

Unicamp 2023: diretor do Anglo comenta último dia da 2ª fase

Ao g1, Sérgio Paganim considerou que a prova foi equilibrada na forma de cobrar conhecimentos ao chegar aos estudantes com três variações: abordagens diretas, perguntas de introduções genéricas e questões com elaborações mais modernas e "inteligentes" ao percorrer temas relevantes no mundo contemporâneo. Além disso, explicou, o nível moderado também foi percebido sob a perspectiva do nível de dificuldade ao observar nas provas questões avaliadas de fáceis até mais exigentes.

Etapa

Unicamp 2023: coordenador do Etapa comenta último dia da 2ª fase

Para o coordenador pedagógico do Curso Etapa, João Pitoscio Filho, a prova exigiu dos estudantes interpretações de textos, gráficos e tabelas, e manteve o grau de exigência semelhante ao verificado em edições de anos anteriores. Ao tratar especificamente das questões voltadas para as áreas de humanas e biológicas, ele ressaltou abordagens de temas atuais como imigração, questões ambientais, varíola dos macacos e a exigência de conhecimento para redigir bem as respostas.

Objetivo

Unicamp 2023: coordenador do Objetivo comenta último dia da 2ª fase

O coordenador do curso pré-vestibular do Objetivo, Carlos Eduardo Ramalho, ponderou que a Unicamp manteve o padrão esperado para a 2ª fase ao ser mais exigente nas provas específicas, enquanto a prova geral de matemática apresentou nível de dificuldade que variou para contemplar todos os cursos. Para ele, a cobrança das interdisciplinares em ciências da natureza no domingo permitiu que os estudantes tivessem mais tempo para resolver o conteúdo cobrado na segunda-feira.

Oficina do Estudante

Unicamp 2023: diretor no Oficina do Estudante comenta último dia da 2ª fase

O diretor pedagógico no Oficina do Estudante, Anderson Rodrigues, considerou que as provas de conhecimentos específicos foram mais exigentes do que em vestibulares anteriores. Ele ressaltou o fato de que quatro questões de matemática aplicadas para candidatos de humanas foram diferentes das perguntas direcionadas aos estudantes que buscam vagas em cursos em exatas ou biológicas.

LEIA MAIS

Veja como foi o dia de avaliações

FOTOS: segundo dia da 2ª fase em imagens

Outros assuntos no vestibular:

Ciências Humanas

o Brasil e a identidade latino-americana, com uso de música do Belchior e uma releitura do mapa invertido da América Latina, do uruguaio Torres García;

a fome no Brasil, com texto de Josué de Castro e um gráfico sobre insegurança alimentar na atualidade.

Humanas

desastre de Petrópolis e o fenômeno das inundações

movimentos migratórios na globalização

a primeira transmissão do rádio no Brasil

1984 de George Orwell e o tema da vigilância no mundo digital

Exatas

telescópio Hubble e os cálculos para a produção de imagens sobre a Terra

questões de óptica

relação entre calor e congelamento na Antártida

processos químicos para a fissura do concreto

gráfico sobre bebidas lácteas e quão saudáveis elas são.

questão climática

cosméticos e bloqueadores solares

Biológicas

as mesmas da disciplina de química

relação entre sangue e pressão alta a partir da análise de um coração de animais vertebrados (evolução)

radiação com análise a partir da música Alma, de Zélia Duncan

O exame de segunda foi composto por uma prova comum, formada por seis questões dissertativas de matemática e duas interdisciplinares em ciências humanas, e uma segunda, também discursiva, mas desta vez formada por questões elaboradas conforme a área do curso pretendido pelo estudante:

Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: seis questões de biologia e seis questões de química;

Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: seis questões de física e seis questões de química;

Candidatos da área de ciências humanas/artes: seis questões de geografia e seis questões de história, englobando conteúdos de filosofia e sociologia;

Pontuação

Questão dissertativa: 4 pontos cada

Cada questão tem dois itens: 2 pontos cada item

A 2ª fase

Foram convocados para a segunda fase 12.708 candidatos. A universidade oferece 2.540 vagas em 69 cursos. Nesta etapa, as avaliações ocorreram em 17 cidades de São Paulo (14 a menos do que na 1ª fase), além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

No primeiro dia de provas, realizado domingo, os candidatos fizeram as provas de redação, português, inglês e ciências da natureza. As produções de texto passaram pelos temas do racismo e porte armas, enquanto a prova teve como destaque uma questão sobre aporofobia. O índice de abstenção foi 7,6%.

A 1ª fase do vestibular 2023

A Unicamp, na prova de 1ª fase, abordou temas como transfeminismo, a presença do cristianismo em comunidades periféricas e o uso de selfies e linguagens da internet como recursos de comunicação. Confira aqui a lista de assuntos e a repercussão com estudantes.

Além disso, o exame percorreu assuntos como resistência à ditadura no Brasil, pandemia, saúde mental - uso de manicômios e hospícios no país, reservas extrativistas e Amazônia, além do uso de armas e massacres registrados em países como Canadá e Estados Unidos.

O índice de abstenção foi de 8,14%, informou a comissão organizadora.

Conteúdo da prova (questões)

12 de língua portuguesa e literatura

12 de matemática

8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química

Cronograma

Provas de habilidades específicas: 4 a 6 de janeiro de 2023;

Divulgação da primeira chamada: 6 de fevereiro de 2023;

Matrícula on-line da primeira chamada: 7 a 9 de fevereiro de 2023;

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!