Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

BRASIL

Fora da Copa, França vence Argentina no duelo de vinhos; veja opções


França e Argentina entram em campo logo mais para a disputa pelo tricampeonato mundial na final da Copa do Mundo do Catar. E para além da rivalidade dentro das quatro linhas, os dois países também travam uma competição interessante quando o assunto é a produção de vinhos - em que os franceses vencem os hermanos. Atualmente, as bebidas feitas por franceses e argentinas são responsáveis por alguns dos melhores rótulos disponíveis no mercado. Elas se juntam às embalagens italianas, portuguesas, chilenas e estadunidenses.

De acordo com a sommelière do clube de assinatura de vinhos Wine, Marina Bufarah de Souza, a principal diferença na produção entre os dois países se dá pelas condições territoriais específicas no cultivo dos cachos de uvas em cada região, já que há uma semelhança nos tipos de uvas utilizados.

Um exemplo, diz Marina, é a Malbec. “São uvas francesas, mas que se mostram muito na Argentina”, ressaltou. O cacho é originário de Bordeaux, na França, mas encontrou na América do Sul as condições mais favoráveis para o crescimento. Os vinhos produzidos a partir da Malbec estão entre os mais requisitados pelos apreciadores brasileiros.

Geralmente, a preferência se justifica porque os vinhos Malbec são rótulos fáceis de serem encontrados por aqui, e também por terem um caráter frutado, que costuma agradar mais aos paladares mais sensíveis ou iniciantes. Marina explica que há uma variação de vinhos que vão desde maior frescor até uma busca mais ampla por arcidez. “Até os Malbecs mais encorpados e suculentos ao nosso paladar. Já na França, temos um perfil de vinho mais elegante, enquanto a Argentina tem mais potência”, detalhou.

Na Argentina, as regiões de principal produção são Mendoza e San Juán. Já na França, as províncias vinícolas se concentram em Bordeaux, Champagne e Borgonha, . “A França sai na frente por já ter mais domínio dos métodos de produção, entendem muito bem sobre fazer vinho, enquanto a Argentina vem em uma crescente com mais variedades. São duas grandes potências”, complementou a sommelière.

Veja, abaixo, um guia de cinco opções de vinhos argentinos e franceses.

Argentina

- Clos de Los Siete By Michel Rolland 2019

- Manos Negras Selección de Suelo Pinot Noir 2019

- Tinto Negro Malbec Uco Valley 2020

- Finca Las Moras Dadá Nº 391 Art Cabernet 2021

- Altivo Classic Torrontés 2020

França

- Le Rosé de S. I.G.P. Méditerranée Rosé 2020

- Ropiteau Frères Les Plants Nobles Pinot Noir 2020

- Château de Pierreux La Réserve du Château A.O.C. Brouilly 2019

- Champagne Montaudon Brut

- Château de La Rivière A.O.C. Fronsac 2016

O TEMPO

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!