A Prefeitura de Ouro Preto iniciou em dezembro as obras de recuperação da estrada do distrito de Santo Antônio do Salto, no trecho que liga a comunidade de Chapada à Ponte de Tabuões.
Os trabalhos na via consistem inicialmente na confecção de muro de gabião, estrutura armada com características flexíveis e drenantes, com grande durabilidade e resistência, que garantirão a estabilidade necessária para a reconstrução de partes da estrada, bastante afetadas durante o período chuvoso do início do ano. Para a construção do muro de contenção, que terá aproximadamente 124 metros de extensão, está sendo providenciada a limpeza do local e o deslocamento de todo o material deslizado.
A previsão para o término das obras é de 60 dias, podendo haver alteração, caso as condições climáticas impossibilitem os trabalhos.
Vantagens da contenção com muro de gabião
Muros de gabião são comuns em obras de contenção em beiras de estradas e até em margens de rios. Além de conferir estabilidade ao terreno, o gabião causa baixo impacto ambiental, conservando o crescimento da vegetação ao seu redor, ajudando na redução da velocidade de águas pluviais. Constituído por gaiolas metálicas e pedras, possui ótimo custo benefício.