Belo Horizonte está em alerta de possibilidade de pancadas de chuvas até às 8h de terça-feira (20/12). O aviso, emitido na manhã desta segunda-feira (19/12) pela Defesa Civil da capital, prevê chuva de até 50 mm nas próximas horas.
As chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 Km/h. Ainda segundo a Defesa Civil, em virtude do volume das precipitações previstas para as próximas 48 horas, existe a possibilidade de risco geológico até quarta-feira (21/12).
O órgão recomenda atenção ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
As chuvas não têm dado trégua nos últimos dias e em algumas regiões da capital mineira, o acumulado em dezembro ultrapassou 60% da média climatológica do mês, que é de 339,1 mm.
A região Leste assume a liderança dessa lista, com 64,8% de toda a chuva esperada para o mês nos 12 primeiros dias de dezembro.
Previsão do tempo
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover forte durante toda a semana em Belo Horizonte. A temperatura vai oscilar entre 17° e 27°C nesta segunda-feira (19/12).
Apesar da previsão de céu nublado, a sensação térmica será de calor no período da tarde. A umidade do ar gira em torno dos 65%.
Hoje, em Minas Gerais, o céu ficará nublado a encoberto, com chuva, por vezes forte, a qualquer hora, nas regiões Norte, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e Oeste. No Triângulo e Noroeste mineiro, as chuvas estão previstas para o período da tarde.
A mínima registrada em Minas nesta madrugada foi de 13,5 °C, em Monte Verde, na Região Sul. A temperatura máxima será de 31 °C, no Vale do Jequitinhonha e Norte do estado.
Atualmente, conforme a Defesa Civil Estadual, 91 municípios mineiros estão em emergência e oito pessoas já morreram devido ao período chuvoso.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Recomendações
A Defesa Civil de BH recomenda alguns cuidados em dia de chuva forte. Confira:- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros. Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos.
- Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d'água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Estado de Minas