A Conmebol realizou o sorteio dos confrontos da pré-Libertadores nesta quarta-feira e definiu os duelos da segunda fase da competição. O Atlético-MG vai enfrentar o Carabobo, da Venezuela, em jogos de ida e volta.
— Carabobo Fútbol Club (@Carabobo_FC) December 21, 2022
O Carabobo surgiu em 1964 na Venezuela como Valencia Fútbol Club. Com este nome, a equipe foi campeã nacional em 1971 e se classificou três vezes para a Copa Libertadores. A partir de 1997, o clube se reformulou e passou a ser chamado de Carabobo, após rebaixamentos e crises financeiras.
Os “granates” mandam seus jogos no Estádio Misael Delgado, em Valência, e disputaram a Copa Sul-Americana nos anos 2004, 2006 e 2007. Em 2017, voltaram à Libertadores e enfrentaram o Junior Barranquillia, da Colômbia. Pela segunda fase preliminar do torneio, o Carabobo perdeu os dois jogos e foi eliminado.
Cada vez más cerca de volver
¿Cuántos de acá extrañan los días de fútbol? #EnGRANAndo pic.twitter.com/VCvNK3wEcm
— Carabobo Fútbol Club (@Carabobo_FC) December 13, 2022
O técnico que comandou o Carabobo no Campeonato Venezuelano de 2016 e levou a equipe à Libertadores em 2017 era Juan Domingo Tolisano, o mesmo que está à frente do clube atualmente. Ele retornou para disputar a temporada de 2023 e repor a saída de Enrique Maggiolo, que repetiu seu feito e classificou os “granates” para a Libertadores.
Em 2022, o Carabobo terminou o Campeonato Venezuelano na terceira posição e conquistou uma vaga na segunda fase da Libertadores. O grande destaque da equipe foi o atacante Kevin Viveros, que terminou como artilheiro da competição com 18 gols.