Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Turismo

Ouro Preto abre as portas e as janelas para receber você.


Foto: Ane Souz

Ouro Preto, sede do mais consagrado Festival de Inverno de todos os tempos, promete ser um dos principais destinos turísticos nacionais também neste verão. A cidade, poeticamente classificada como "pérola barroca", agraciada pela UNESCO com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980 e declarada Monumento Nacional em 1933, oferece muitas opções de passeios para pessoas de todas as idades. Além do seu conservado casario histórico e dos tradicionais atrativos como museus, igrejas e capelas, Ouro Preto está localizada em uma região privilegiada no coração da Região dos Inconfidentes.

A cidade de Ouro Preto é cercada por uma natureza singular, com belíssimas paisagens, rios, cachoeiras e formações rochosas curiosas que escondem os vestígios de antigos arraiais desaparecidos.

Por isso, não basta visitar Ouro Preto por um dia, é preciso tempo para conhecer os arredores, visitar seus doze distritos: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Corrêa, Glaura (Casa Branca), Lavras Novas, Miguel Burnier, Rodrigo Silva, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto e São Bartolomeu. E tem ainda muitos subdistritos, incontáveis localidades que, com aspectos culturais bem diferenciados, sustentam, em comum, a origem nas trilhas do ouro do período colonial. Mas, certamente, sua maior riqueza está na arte e na cultura de seu povo cordial.

CONHECENDO A CIDADE - Fundada pela Bandeira de Antônio Dias em 1698, Ouro Preto foi elevada à categoria de vila em 1711 com o nome de Vila Rica. Em 1823 foi elevada à Imperial Cidade de Ouro Preto. Patrimônio Nacional em 1933 e declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980, pela Unesco, a antiga capital de Minas mantém conservado seus monumentos coloniais. Passear pelas ruas de Ouro Preto, visitar suas igrejas, capelas e museus, é vivenciar uma autêntica viagem no tempo.

VISITANDO OS DISTRITOS – Em terreno extremamente montanhoso, o sonho do ouro motivou os antigos a erguerem vários povoados na região. E todos os distritos de Ouro Preto possuem marcos importantes da história brasileira, monumentos que merecem ser visitados e reconhecidos. Para tornar o passeio ainda mais interessante, vale aproveitar o passeio para fazer uma visita aos ateliês dos artistas e artesãos da região. Certamente, uma experiência inesquecível.

NATUREZA E AVENTURA – Em Ouro Preto, opções para o ecoturismo e o turismo de aventura é o que não faltam. Parques naturais, cachoeiras e uma natureza rica em fauna e flora, basta o visitante escolher a modalidade de passeio de interesse para aproveitar a melhor experiência de viagem.

COMIDAS TÍPICAS E TRADIÇÃO –A culinária tradicional Ouro Preto e dos seus distritos é sempre um prato cheio de vivências novas com aromas e sabores. Está servido?


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!