Pior técnico do ano
Em 2022, após passar quase dez meses sem clube ao pedir demissão do Vasco, Lisca passou por três times diferentes: Sport, Santos e Avaí.
A saída do Sport para o Santos foi por decisão do treinador, todavia, a saída dos outros dois clubes não. Após oito partidas disputadas pelo Peixe - duas vitórias, três empates e três derrotas - o treinador e a diretoria do clube paulista entraram em comum acordo e Lisca foi desligado do Santos.
Dois dias após deixar a Vila Belmiro, o técnico foi anunciado no Avaí, com a difícil responsabilidade de tirar o time da zona de rebaixamento. Com sete partidas no comando do clube de Florianópolis, o treinador foi demitido após seis derrotas consecutivas. A única vitória do técnico à frente do Avaí foi contra o Atlético, na sua estreia pelo clube, pelo placar de 1 a 0.
Ao todo, o aproveitamento de Lisca foi de 31,5% neste ano (quatro vitórias, seis empates e nove derrotas). Atualmente, o treinador está sem clube.
Melhor técnico do ano
Campeão do Paulistão, da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro, Abel Ferreira foi eleito o melhor técnico do Brasil pelos jogadores ouvidos na pesquisa realizada pelo UOL. Com 50% dos votos, o treinador do Palmeiras liderou o ranking, seguido por Dorival Júnior, ex-Flamengo, e Vojvoda, do Fortaleza.
Fernando Diniz, Mano Menezes e Vítor Pereira também foram citados pelos jogadores.
Em termos de título, 2022 foi o ano mais vitorioso da carreira Abel no Brasil. Em 2020 o português já havia ganhado duas taças (Copa do Brasil e Libertadores), e em 2021 uma (novamente a Libertadores).
Pesquisa Uol
O "Pesquisão 2023 do UOL" foi uma pesquisa respondida de forma anônima por 26 jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro. As respostas foram computadas até o dia 22 de dezembro.
Super Esporte