Revelado pelo América, o centroavante Richarlison, do Tottenham-ING e da Seleção Brasileira, publicou texto nas redes sociais em homenagem à morte do ex-atacante e treinador Jair Bala. Considerado o maior ídolo da história do clube alviverde, o ex-jogador faleceu nesta terça-feira (27/12) aos 79 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
"O senhor foi um dos primeiros a apostar em mim, quando eu ainda era um menino. Disse que eu iria pra Seleção, e eu cheguei lá. Todos os americanos vão te reverenciar pra sempre. Gratidão eterna! Vai com Deus, mestre Jair Bala!", escreveu o atacante em publicação no Instagram.
A relação de admiração entre os dois vinha desde a época em que Richarlison jogava no América, em 2015.
Jair Bala sempre rasgou elogios ao jogador enquanto trabalhava como comentarista e representante do Coelho no
Alterosa Esporte.
Admiração
No Campeonato Brasileiro de 2017, quando já havia deixado o América para defender as cores do Fluminense, Richarlison voltou a marcar um gol no estádio do Coelho, o Independência, em Belo Horizonte. Na ocasião, o Tricolor Carioca venceu o Atlético por 2 a 1, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após o fim do jogo, um repórter da
Alterosa entrevistou Richarlison e disse que o americano Jair Bala havia acompanhado a partida. O atacante, então, fez questão de engrandecer o maior ídolo da história do América.
"Um grande abraço para o Jair Bala, que é um grande ídolo do Coelhão. Fico feliz por estar voltando a marcar no Independência, onde fui criado pelo América. Sou totalmente grato ao clube por me revelar e me fazer um grande jogador", disse Richarlison.
Jair Bala se emocionou com a homenagem, retribuiu os elogios e até mesmo profetizou a convocação do atacante para a Seleção: "Eu até me emociono com esse rapaz. É meu conterrâneo de estado, e, pela ascensão dele, sabia que daria nisso. Um menino humilde, jogando a bola que ele joga, tenho certeza que logo logo estará na Seleção Brasileira".
Jair Bala
Natural de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, o ex-atacante deu seus primeiros passos no futebol com a camisa do Estrela do Norte-ES. Passou também por Flamengo - onde ganhou o célebre apelido -, Botafogo, Comercial-SP, Ponte Preta, Cruzeiro, Palmeiras, XV de Piracicaba, Santos, Bahia e Paysandu. Entretanto, foi no Coelho que o centroavante encontrou o melhor momento de sua carreira.
Jair Bala é o maior ídolo da história do América. O ex-atacante defendeu o América em duas passagens - entre 1964 e 1965 e entre 1970 e 1971. Foram 78 gols em 144 jogos com a camisa do Coelho.