A morte de Pelé, o Rei do Futebol, nesta quinta-feira (29), é mais uma, dentre outras partidas de personalidades nacionais e internacionais, em 2022. A lista conta com grandes nomes da música como Elza Soares e Gal Costa, mas também autoridades importantes como a rainha Elizabeth II e o ex-líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev.
Relembre, na lista abaixo, personalidades que morreram em 2022.
Elza Soares - cantora
Aos 91 anos, a cantora Elza Soares morreu em casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Com uma carreira eclética que começou na década de 1960 e inclui mais de 30 álbuns, Soares, uma diva negra de voz rouca inconfundível, é um dos maiores nomes da arte brasileira.
Sidney Poitier - ator
Sidney Poitier morreu aos 94 anos nos Estados Unidos. Com uma carreira de mais de sete décadas, Poitier ganhou notoriedade ao se tornar o primeiro ator negro a ganhar um Oscar, o principal troféu de cinema do mundo. O artista recebeu o prêmio, na categoria de melhor ator, por "Uma Voz nas Sombras", em 1963.
Batoré - humorista
O humorista e ator pernambucano Ivanildo Gomes Nogueira, mais conhecido como Batoré, morreu em decorrência de um câncer. Com seu principal personagem, ele integrou o elenco do programa "A Praça é Nossa", do SBT. Em 2016, foi contratado pela Rede Globo para a novela "Velho Chico", em que fez o papel do delegado Queiroz. Nos anos 1980, teve suas primeiras aparições na televisão no programa Show de Calouros, no SBT.
Françoise Forton - atriz
A atriz Françoise Forton morreu, aos 64 anos, no Rio de Janeiro, onde vinha tratando um câncer nos últimos tempos. Presente na TV desde a década de 1960, teve como principal destaque a novela Estúpido Cupido, em 1976, e como trabalhos mais recentes as novelas Amor Sem Igual, da Record, em 2019, e Tempo de Amar, da Globo, em 2017.
Gaspard Ulliel - ator
O ator francês Gaspard Ulliel, de 37 anos, faleceu após um acidente de esqui, encerrando uma carreira cheia de premiações. Gaspard Ulliel era conhecido do grande público por filmes como "Eterno Amor " (2004) de Jean-Pierre Jeunet, "Saint Laurent" (2014) de Bertrand Bonello e "É Apenas o Fim do Mundo" (2016) de Xavier Dolan, que lhe rendeu o César de melhor ator em 2017. Durante sua carreira eclética, participou de projetos ao lado de grandes nomes do cinema francês, como Isabelle Huppert e Gérard Depardieu.
Thierry Mugler - estilista
O estilista francês Manfred Thierry Mugler morreu aos 73 anos de idade. A causa da morte não foi revelada. Nascido em Estrasburgo, na França, em 1948, Mugler foi dançarino profissional por seis anos antes de se mudar para Paris, com 24 anos, e trabalhar como fotógrafo. Ele também foi vitrinista de uma loja de roupas, onde começou a desenhar suas primeiras peças.
Thich Nhat HANH
O monge budista Thich Nhat Hanh, um dos sacerdotes mais influentes do mundo em sua religião, morreu aos 95 anos, no Vietnã. Segundo a organização da qual fazia parte, ele sofreu um acidente vascular cerebral em 2014 que deixou sequelas.
Isaac Bardavid - ator e dublador
O dublador Isaac Bardavid, conhecido por dar voz a personagens clássicos como Wolverine e Esqueleto, morreu aos 90 anos. Isaac Bardavid também era a voz brasileira de personagens como Freddy Krueger ,Tigrão, de "Ursinho Pooh", e Rei Harold, de "Shrek". Além de dublador, ele era ator e trabalhou em novelas como "Escrava Isaura" (1976) e "O Cravo e a Rosa" (2000). O último trabalho na Globo foi na série "Carcereiros" (2021).
Arnaldo Jabor - jornalista
Arnaldo Jabor morreu, aos 81 anos, em São Paulo. O jornalista sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Segundo a família, a morte foi causada por complicações do AVC. Jornalista, cineasta, escritor, Jabor é um dos grandes nomes da crônica nacional e teve textos publicados em importantes veículos de comunicação do Brasil. No início da carreira, atuou como técnico de som, crítico de teatro, roteirista e diretor de cinema. Ao longo dos anos, o jornalista tratou das mais diferentes questões, sempre de forma irônica e bem-humorada.
Paulinha Abelha - cantora
A cantora Paulinha Abelha, vocalista do grupo de forró Calcinha Preta, morreu em Aracaju, após ter morte encefálica confirmada por exames. Ela deu entrada no hospital em decorrência de problemas renais.
Luc Montaignier - médico e Prêmio Nobel
O virologista francês Luc Montagnier, que ganhou o prêmio Nobel de medicina por descobrir o HIV, morreu aos 89 anos, em Paris. O Nobel pela descoberta do HIV foi concedido em conjunto para Montagnier e o pesquisador Françoise Barré-Sinoussi. À época da premiação, havia uma disputa sobre quem era realmente o descobridor do vírus.
Mitchell Ryan - ator
O ator Mitchell Ryan, conhecido por "Máquina Mortífera" (1987), morreu aos 88 anos. A causa da morte não foi anunciada. Ryan também esteve em títulos como as séries "Dark Shadows", "North and South" e "Dharma & Greg" e os filmes "Magnum 44" (1973) e "O Estranho Sem Nome" (1973).
William Hurt - ator
William Hurt, ator americano que ganhou o Oscar pelo filme "O Beijo da Mulher-Aranha", de 1985, morreu neste domingo aos 71 anos de causas naturais. Dirigido pelo argentino Héctor Babenco, "O Beijo da Mulher-Aranha" foi uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos, com Sônia Braga no elenco. Além do filme de Babenco, o currículo dele inclui "Viagens Alucinantes", de 1980, "Nos Bastidores da Notícia", de 1987, "Perdidos no Espaço: O Filme", de 1998, "Marcas da Violência", de 2005, entre outros.
Taylor Hawkins - baterista
O baterista Taylor Hawkins, do Foo Fighters, morreu aos 50 anos. A causa da morte, entretanto, não foi divulgada. Além de baterista, Taylor também era conhecido por fazer participações no vocal. Abaixo, segue uma de suas mais marcantes apresentações, cantando "Cold Day in The Sun".
Djenane Machado - atriz
A atriz Djenane Machado, que interpretou a personagem Bebel na primeira versão do seriado "A Grande Família" (1972), da TV Globo, morreu aos 70 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada A artista estava longe dos palcos e da televisão desde começo dos anos 1990. Djenane era filha do diretor Carlos Machado, que morreu em 1992 e era famoso no Rio de Janeiro pelo apelido 'Rei da Noite'. A atriz não deixou filhos.
Tom Parker - cantor
O cantor Tom Parker, um dos vocalistas da The Wanted, morreu aos 33 anos em decorrência de um câncer diagnosticado em 2020.
Madeleine Albright - política
Madeleine Albright, a primeira mulher secretária de Estado dos Estados Unidos e uma das estadistas mais influentes de sua geração, morreu de câncer aos 84 anos. Em um comunicado, a família de Albright disse que ela morreu "cercada por familiares e amigos" e homenageou "uma mãe, avó, irmã e amiga amorosa", além de uma "campeã incansável da democracia e dos direitos humanos".
Estelle Harris - atriz
A atriz Estelle Harris morreu nesse sábado (2) aos 93 anos em Palm Desert, California (EUA). A artista era famosa por interpretar Estelle Costanza, mãe da personagem George da série "Seinfeld", dublando a voz da Sra. Cabeça de Batata em "Toy Story", entre outros papeis. Sua morte decorreu de causas naturais.
Lygia Fagundes Telles - escritora
A escritora paulista Lygia Fagundes da Silva Telles morreu aos 98 anos. Sua obra traz temas como loucura, morte, medo e amor. O primeiro livro de contos de Lygia foi lançado em 1938, com o nome de Porões e Sobrados. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985, a escritora foi incentivada a seguir carreira pelos amigos Carlos Drummond de Andrade e Erico Verissimo, também grandes nomes da literatura brasileira.
Rae Allen - atriz
A atriz Rae Allen morreu aos 95 anos de causas naturais. Rae Allen nasceu em 1926 no Brooklyn, em Nova York, e começou sua carreira na Broadway depois de se formar na Academia Americana de Artes Dramáticas em 1947. Além de "Família Soprano", Rae também participou de séries como "Stargate" e "Grey's Anatomy".
Gilbert Gottfried - ator
O ator e comediante Gilbert Gottfried, conhecido pelo famoso papel na franquia "O pestinha" e "Aladdin", morreu aos 67 anos. O artista lutou por durante um longo tempo contra uma doença que não foi revelada. Gilbert Gottfried nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque. Iniciou sua carreira como comediante aos 15 anos com seu colega do "SNL", Eddie Murphy, em "Beverly Hills Cop II".
Jacques Perrin - ator
O ator e cineasta francês Jacques Perrin morreu aos 80 anos. O artista nascido em Paris ficou marcado por interpretar a versão adulta de Salvatore "Totó" Di Vita no filme "Cinema Paradiso", de Giuseppe Tornatore, vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 1990. Ele dirigiu vários documentários, como "Migração Alada", de 2001, sobre os padrões migratórios das aves, e "Oceanos", que retrata a vida debaixo d'água em alta definição, ao lado de Jacques Cluzaud. E assinou mais de 50 filmes como produtor, incluindo o recente "O Lobo e o Leão".
Suzana Faini - atriz
Faleceu nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, a atriz Suzana Faini, aos 89 anos. Myriam Suzana Faini nasceu em São Paulo em 9 de março de 1933. Dos 19 aos 34 anos, trabalhou como bailarina. Ao longo de sua trajetória, ganhou prêmios como o troféu APCA de melhor atriz coadjuvante por "Vida Nossa" e o Shell de melhor atriz por "Silêncio". A atriz foi casada com Livio Rangan, com quem tem uma filha, Milenka, nascida em 1963,
Vladimir Jirinovski - figura ultranacionalista da política russa
Vladimir Jirinovski morreu aos 75 anos. Zhirinovsky morreu na sequência de uma "doença grave e prolongada", revelou fonte do parlamento russo, citada pela AFP. Conhecido pelo seu populismo nacionalista e uma habilidade de navegar no mundo político do Kremlin, Zhirinovsky foi inoculado oito vezes com vacinas contra a covid-19.
Aleksandro - cantor
O cantor sertanejo Aleksandro Correia, que fazia dupla com Conrado, morreu em um acidente de ônibus que transportava a banda na rodovia Régis Bittencout, no interior de São Paulo. A dupla iniciou carreira em 2003 no Mato Grosso do Sul. Aleksandro tinha 34 anos.
Ray Liotta - ator
O ator Ray Liotta, astro de destaque em filmes como "Os Bons Companheiros", de Martin Scorsese, e "Campo dos Sonhos", morreu aos 67 anos. Além dos sucessos nos anos 1990, ele seguia em atividade, estrelando sucessos como "Os Muitos Santos de Newark" e "Nem um Passo em Falso", do ano passado, e "História de um Casamento", de 2019, quando interpretou um advogado durão num caso de divórcio complicado.
Bo Hopkins - ator
Bo Hopkins, famoso pelas atuações nos filmes "Loucuras de verão" (1973) e "O Expresso da Meia-Noite" (1978), morreu hoje aos 84 anos. A informação foi divulgada pelo site Hollywood Reporter. Hopkins morreu internado no Valley Presbyterian Hospital após sofrer um ataque cardíaco.
Milton Gonçalves - ator
O ator Milton Gonçalves morreu aos 88 anos por consequências de saúde provocadas por um AVC sofrido em 2020. Milton Gonçalves era um ator de formação teatral sólida. Nascido em 9 de dezembro de 1933 em Monte Santo, Minas Gerais, ele se mudou para São Paulo ainda na infância. Foi alfaiate, gráfico e aprendiz de sapateiro. Com 24 anos, depois de atuar em peças amadoras, estreou no Teatro de Arena a convite do diretor e dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), que o escolheu para o elenco da peça Ratos e Homens. Ao se radicar no Rio de Janeiro, Milton fez episódios do Grande Teatro Tupi, na TV Tupi, programa que adaptava para a televisão peças teatrais.
Ricardo Alarcón - aliado de Fidel Castro
Ricardo Alarcón, um dos homens mais poderosos durante o governo de Fidel Castro e uma peça importante nas relações com os Estados Unidos. O ex-diplomata foi responsável por promover o primeiro diálogo entre Washington e Havana na década de 70.
Maria Lúcia Dahl - atriz
A atriz Maria Lúcia Dahl, conhecida por novelas como "Anos Rebeldes" e "Torre de Babel", morreu aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Musa da TV durante os anos 1970 e 1980, Maria Lúcia atuou em novelas como "Salsa e Merengue", "Bambolê", "Anos Dourados" e "Dancin' Days". Ela também participou do programa "Chico Anysio Show". A atriz teve carreira longeva no teatro. Fez diversas peças, sendo a primeira "Se Correr o Bicho Pega, se Ficar o Bicho Come", com o Grupo União e Marília Pêra.
Ilka Soares - atriz
A atriz Ilka Soares morreu aos 89 anos. Ela foi vítima de complicações de um câncer de pulmão. Ilka estreou na televisão na TV Globo. Seu primeiro trabalho foi em "Noite de Gala", na década de 50.
Paulo Diniz - cantor
O compositor pernambucano Paulo Diniz, autor de músicas como "Pingos de Amor" e "Quero Voltar pra Bahia", morreu aos 82 anos em Recife de causas naturais. O artista fez sucesso especialmente na década de 70, quando morava no Rio de Janeiro. Uma das suas músicas mais famosas é "Pingo de Amor", composto em parceria com Odibar.
Danuza Leão - escritora
A ex-modelo, jornalista e escritora Danuza Leão morreu aos 88 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de um quadro de enfisema pulmonar e insuficiência respiratória. Irmã da cantora Nara Leão, Danuza foi a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior, aos 18 anos, para o estilista Jacques Fath, em Paris.
Marilu Bueno - atriz
A atriz Marilu Bueno morreu aos 82 anos. Ela havia sido hospitalizada para se submeter a uma cirurgia no abdômen. Ela colecionou uma vasta lista de personagens marcantes em mais de 60 anos de carreira, principalmente na TV e no teatro. Sua estreia frente às câmeras aconteceu em 1960, no filme "O cupim", dirigido por Carlos Manga. Seu último trabalho na TV foi em 'Salve-se Quem Puder'.
Yves Coppens - paleontólogo
O paleontólogo francês Yves Coppens, um dos "pais" do australopiteco Lucy, morreu aos 87 anos. O cientista morreu em decorrência de uma longa doença.
James Caan - ator
O ator James Caan morreu aos 82 anos. Conhecido por interpretar Sonny Corleone em "O Poderoso Chefão", ele também atuou em "Profissão: Ladrão" e "Rollerball" e foi indicado ao Oscar em 1973 por seu papel no clássico da máfia dirigido por Francis Ford Coppola.
David Warner - ator
David Warner morreu aos 80 anos. Ele tinha uma extensa filmografia que incluía "A profecia" (1976), "Jornada nas estrelas V" (1989), "Titanic" (1997) e "Planeta dos macacos" (2001). Seu último trabalho no cinema foi "O Retorno de Mary Poppins", em 2018.
Shonka Dukureh - atriz e cantora
A atriz e cantora Shonka Dukureh foi encontrada morta em seu apartamento, aos 44 anos. Ela interpretou Big Mama Thorton no filme "Elvis", único trabalho da atriz no cinema.
Nichelle Nichols - ator
A atriz norte-americana Nichelle Nichols morreu aos 89 anos, nos Estados Unidos. Nichols se tornou famosa em todo o mundo por ter vivido o papel da Tenente Uhura, da série original de "Star Trek", de 1966. Com o papel, a atriz foi uma das primeiras mulheres negras a aparecer em uma grande série de televisão.
Shinzo Abe - político
O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe faleceu em 8 de julho, aos 67 anos, após ser baleado enquanto participava de um evento de campanha. Ele foi o premiê mais jovem do Japão e governou o país pela primeira vez durante o ano de 2006. Depois, voltou ao poder entre 2012 e 2020.
José Eduardo dos Santos - político
O ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos faleceu aos 79 anos em um hospital de Barcelona, na Espanha, onde estava internado após uma parada cardíaca. Depois de governar a ex-colônia portuguesa durante 38 anos, José Eduardo dos Santos designou como sucessor em 2017 o ex-ministro da Defensa João Manuel Gonçalves Lourenço.
Jô Soares - apresentador
O humorista, apresentador e escritor Jô Soares morreu aos 84 anos, em São Paulo. Ao longo da sua carreira ele atuou como ator, diretor, humorista e apresentador. Comandou, por anos, a noite na TV Globo. A última vez que ele apareceu em público foi em fevereiro do ano passado, quando se vacinou contra a Covid-19. O talento de Jô ultrapassou gerações.
Olivia Newton-John - atriz
A atriz e cantora Olivia Newton-John, estrela do filme "Grease", morreu aos 73 anos. Seu par romântico em "Grease", John Travolta usou as redes sociais para lamentar a morte. "Minha querida Olivia, você deixou todas as nossas vidas muito melhores. Seu impacto foi incrível. Eu te amo muito. Nós te veremos na estrada, onde estaremos juntos novamente. Seu Danny, seu John", escreveu o ator, citando o nome de seu personagem no longa.
Anne Heche - atriz
A atriz Anne Heche morreu aos 53 anos, após sofrer um grave acidente de carro. A atriz ficou conhecida por seus trabalhos como os filmes Seis Dias, Seis Noites, Volcano e Jogando com Prazer.
Wolfgang Petersen - diretor
O cineasta alemão Wolfgang Petersen, diretor de filmes como "A História sem Fim", "Mar em Fúria", "Troia" e "Força Aérea Um", morreu aos 81 anos. Ele estava em sua casa em Brentwood, na Califórnia, e tratava um câncer no pâncreas. Nascido em março de 1941, Petersen começou a carreira na Alemanha, dirigindo curtas e filmes para a televisão, nas décadas de 1960 e 1970. Seus primeiros trabalhos ficaram restritos ao público alemão, e muitos nem chegaram a ser lançados no Brasil ou nos Estados Unidos.
Claudia Jimenez - atriz
A atriz Claudia Jimenez morreu aos 63 anos, após sofrer uma insuficiência cardíaca. Claudia Jimenez fez história ao ser intérprete de Dona Cacilda, da “Escolinha do Professor Raimundo”, e de Edileuza, de “Sai de Baixo”.
Marilene Galvão - cantora
A cantora Marilene Galvão, da dupla sertaneja 'As Galvão' aos 80 anos. Ela sofria de mal de Alzheimer Entre os principais sucessos das irmãs Galvão, pioneiras do sertanejo feminino, estão os clássicos "Beijinho Doce" e "Carinha de Anjo". Marilene cantava e tocava viola, em uma trajetória de mais de 70 anos de carreira, que consagrou as duas como pioneiras do sertanejo feminino.
Mikhail Gorbatchov - ex-líder da União Soviética
Mikhail Gorbachev, o presidente russo que comandou a abertura política, econômica e social da União Soviética, morreu aos 91 anos de idade. Gorbachev foi o último presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Após as mudanças implementadas por ele em território soviético, nos anos de 1980, a Guerra Fria ruiu e, consequentemente, houve o fim da união dos países socialistas.
Elizabeth II - Rainha da Inglaterra
A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, morreu aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde passava férias. A monarca foi a que ocupou por mais tempo a coroa real britânica. Ao todo, foram 70 anos.
Mário César Camargo - ator
O ator Mário César Camargo morreu aos 75 anos após sofrer uma queda em Belo Horizonte. O ator participou de produções renomadas da TV Globo, como a novela “Chocolate com Pimenta”, “Insensato Coração”, “Começar de Novo”, “Coração de Estudante” e “Terra Nostra”.
Robbie Coltrane - ator
O ator Robbie Coltrane, conhecido por interpretar Hagrid na saga Harry Potter, morreu aos 72 anos. O ator deixa um legado importante. Ao longo de sua carreira, venceu três BAFTAs ( British Academy Film Awards) pela série Cracker e recebeu duas indicações ao Oscar, uma delas por seu trabalho em “A Pedra Filosofal”.
Leslie Jordan - ator
O ator e comediante Leslie Jordan, conhecido por seu papel como Beverley Leslie em "Will & Grace", morreu com 67 anos. Embora tenha ficado mundialmente conhecido por seu papel na comédia estrelada por Debra Messing, Sean Hayes, Eric McCormarck e Megan Mullally, o ator tinha uma vasta carreira em Hollywood. Ele tinha acabado de filmar o longa "Strangers in a Strange Land", de Tracy Pellegrino. Recentemente, havia participado de "American Horror Story", da série "The Book of Queer" (como narrador) e também de "Call Me Kat".
Susana Naspolini - jornalista
A jornalista Susana Naspolini morreu aos 49 anos, após lutar contra um câncer em fase de metástase. Susana lutou contra a doença desde juventude. Ela teve passagens por emissoras como o SBT, mas ficou conhecida e ganhou o carinho do público na sucursal da Globo no Rio de Janeiro, pelo jeito irreverente de conduzir as matérias.
Bruno Latour - filósofo
O filósofo e sociólogo francês Bruno Latour, figura emblemática no mundo das ideias e do pensamento ambiental, morreu aos 75 anos. As obras deste intelectual, lidas e elogiadas no exterior, foram traduzidas para o português. Após o anúncio da morte daquele que foi descrito pelo "New York Times" em 2018 como o "mais famoso e incompreendido dos filósofos franceses" se seguiram.
Aaron Carter - cantor
Aaron Carter, irmão de Nick Carter, integrante do grupo Backstreet Boys, morreu aos 34 anos em sua casa na Califórnia.
Leslie Phillips - ator
Leslie Phillips, que deu voz ao chapéu seletor de Harry Potter morreu aos 98 anos, enquanto dormia. Leslie Phillips conta com mais de 150 filmes em seu currículo, ao longo de oito décadas de carreira. Em 1998, ele foi condecorado como Oficial da Ordem do Império Britânico, recebendo o título de comandante 10 anos depois, em 2008.
Gal Costa - cantora
Uma das maiores cantoras da história da música popular brasileira, a baiana Gal Costa morreu aos 77 anos. Gal foi uma revolução das vozes e dos costumes na música brasileira desde seu surgimento na cena nacional, nessa mesma década. "Chuva de Prata", "Baby" e "Um dia de domingo" estão entre as interpretações mais buscadas na voz da artista.
Rolando Boldrin - ator e apresentador
O ator, cantor e apresentador de TV Rolando Boldrin morreu aos 86 anos, na cidade de São Paulo. Nascido em 22 de outubro de 1936, Rolando Boldrin entrou para a história da cultura brasileira como um dos um dos grandes compositores, intérpretes e divulgadores da música brasileira "raiz".
Roberto Guilherme - ator
O ator Roberto Guilherme, de 84 anos, morreu no Rio de Janeiro. Roberto Guilherme ficou famoso por causa do seu papel como Sargento Pincel em "Os Trapalhões", programa da TV Globo. Ele costumava contracenr com o Soldado 49, personagem feito por Renato Aragão, o Didi.
Jason David Frank - ator
O ator Jason David Frank, conhecido por interpretar o personagem Tommy, o Ranger Verde de "Power Rangers", morreu aos 49 anos. O artista ficou conhecido por sua participação em Power Rangers, logo no início da série, em 1993. Seu personagem se tornou tão popular, que ele integrou programa por cinco temporadas inteiras no elenco fixo. Além de participações especiais em outras três temporadas da série, ele liderou os Rangers em dois filmes da década de 90.
Héctor Bonilla - ator
Morreu aos 83 anos, o ator mexicano Héctor Bonilla. No Brasil, ele ficou conhecido por participar de um episódio do seriado “Chaves”, em que interpretou a si próprio, devido à própria reputação de galã. O capítulo foi ao ar em 1979.
Erasmo Carlos - cantor
Aos 81 anos, o cantor e compositor Erasmo Carlos, o Tremendão, morreu em um hospital na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele foi um dos pioneiros do rock no país na parceria com Roberto Carlos e um dos nomes da Velha Guarda. Em mais de 50 anos de carreira, ele acumulou centenas de canções que ultrapassaram gerações.
Hebe de Bonafini - ativista
Líder e cofundadora das Mães da Praça de Maio Morreu, Hebe de Bonafini morreu aos 93 anos. A organização desde os anos 1970 busca os desaparecidos da mais recente ditadura militar argentina.
Pablo Milanés - cantor
O cantor e compositor cubano Pablo Milanés, fundador do movimento Nova Trova e uma das grandes vozes da América Latina, morreu em Madri aos 79 anos. Ele ficou conhecido por ser autor de "Yolanda" e "Breve espacio".
Dezembro
Betito Tavares - ator
Betito Tavares, ator pernambucano que ficou conhecido por papeis em algumas produções da Globo como a novela Coração de Estudante e Malhação, morreu aos 42 anos.
Pedro Paulo Rangel - ator
Pedro Paulo Rangel morreu aos 74 anos. O ator teve o interesse pelo teatro despertado já aos 11 anos, quando participou de peças infantis e amadoras durante toda a adolescência. Com carreira consolidada na TV, no teatro e no cinema, o ator fez diversos papéis conhecidos pelo grande público, como o simpático e bondoso Calixto, de “O Cravo e a Rosa” (2000) e o vilão Gigi Falcão, em “Belíssima” (2005).
Jair Bala - ex-jogador do América
Jair Bala, um dos maiores ídolos da história do América, morreu aos 79 anos. O ex-jogador sofreu um AVC. Natural de Cachoeiro do Itapemirim (ES), Jair Bala foi campeão mineiro invicto pelo Coelho em 1971. Pelo América, fez 78 gols em 91 jogos com a camisa alviverde vestida por ele entre 1964 e 1965 e, depois, entre 1970 e 1972. Jair Bala é o 6º maior artilheiro de todos os tempos do Coelho.
Pelé - ex-jogador
Pelé, o Rei do Futebol, morreu aos 82 anos. Atleta do século, ele é considerado o maior jogador que pisou o planeta Terra. Edson Arantes do Nascimento tinha um câncer que se espalhou pelo corpo. Ele foi internado no fim do mês passado, novamente, após apresentar quadro de inchaço pelo corpo e insuficiência cardíaca. Nesta quinta-feira, o coração do Rei parou.
Vivienne Westwood - estilista
A estilista britânica Vivienne Westwood morreu aos 81 anos, em Londres, na Inglaterra. Westwood marcou a moda com a estética punk. A estilista se destacou nos anos 70 ao apresentar visuais andróginos e ousados, camisetas com slogans e por levar o ativismo na passarela. A estilista vestiu supermodelos como Kate Moss e Naomi Campbell. Sua grife também vestiu celebridades como Madonna, que usou um look de Westwood no clipe de "Fever", em 1992, Angelina Jolie, Dua Lipa e Zendaya.