Em 2012, o Figueirense acabou rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro como lanterna, mas um nome da campanha na elite nacional teve muito destaque: Aloísio. Após terminar o ano em alta, mesmo com o descenso do time catarinense, o atacante que hoje defende as cores do América recusou propostas de Atlético e Cruzeiro.
Aloísio encerrou o ano de 2012 com 28 gols em 49 jogos pelo Figueirense. Destes tentos, 14 foram marcados na Série A do Campeonato Brasileiro.
O bom desempenho chamou a atenção de diversos grandes clubes do Brasil. Dois deles foram Atlético e Cruzeiro, que, segundo o atacante, chegaram a formalizar propostas para contar com seu futebol.
"Eu tive propostas de muitos times. Muitos times da Série A. Eu tinha Fluminense e Atlético Mineiro. Eu tinha uma proposta do Cruzeiro, do Botafogo (treinador me chamou). Palmeiras me chamou também", disse Aloísio em entrevista ao podcast "
Fala Craque", no
YouTube.
"A grandeza do São Paulo... Se tem uma proposta da grandeza do São Paulo, pesa demais. E naquela época, pô, 2006, 2007, 2008... Que a gente olhava e falava: pô, tem uma estrutura, tem um time que ganha títulos, tem bons jogadores, tem Rogério Ceni", justificou a escolha.
Curiosamente, 2012 foi o ano do
último grande título do São Paulo: a Copa Sul-Americana. Em 2013, o Atlético sagrou-se campeão da Copa Libertadores e o Cruzeiro conquistou o Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o Galo venceu a Copa do Brasil e a Raposa levou mais uma vez o Brasileirão.
A passagem de Aloísio pelo São Paulo foi marcante para os torcedores, com 21 gols em 66 jogos, mas sem títulos. Antes de
retornar ao Brasil para defender o Coelho, o "Boi Bandido" passou oito temporadas no futebol chinês.