Fortalecer a Região dos Inconfidentes em questões relacionadas à Saúde é um compromisso da administração pública. A Prefeitura de Ouro Preto e a Prefeitura de Mariana assinaram na última quarta-feira, 28 de dezembro, o convênio para que a população Marianense realize procedimento de fotocoagulação a laser para o tratamento de retinopatia diabética no Hospital dos Olhos.
Esse convênio foi possível graças à parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e o Lions Club International Foundation (LCIF), que investiu cerca de 80% do montante necessário para o funcionamento do hospital. "Neste primeiro momento, com o apoio do Lins, nós temos a possibilidade de acolher os marianenses nesse grande equipamento implantado em Ouro Preto", afirma o prefeito Angelo Oswaldo.
Luciano Guimarães, administrador do LCIF, disse que para o Hospital dos Olhos virar realidade, havia o compromisso de Ouro Preto pleitear a posição de liderança na oftalmologia da Região dos Inconfidentes. "A Prefeitura de Ouro Preto busca esse compromisso com os atendimentos aos ouro-pretanos, e agora com esses entendimentos com Mariana e com as conversas com Itabirito, será possível cumprir a meta com a LCIF de realizar 9 mil procedimentos de fotocoagulação".
"Esse é mais um grande passo para a saúde, essa parceria com Mariana vai nos permitir inclusive, fazer a parceria com Itabirito e buscarmos o credenciamento do Hospital dos Olhos para que, com recursos estaduais e federais, possamos ir ampliando cada vez mais os nossos serviços e consolidando as nossas ações", afirma o secretário de Saúde, Leandro Moreira.
O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Zé do Binga, destacou o empenho do secretário de Saúde, Leandro Moreira em credenciar o Hospital, que é administrado pela Prefeitura e o Lions Club. "Agradeço com muito carinho a implantação do Hospital dos Olhos".
A ação reafirma Ouro Preto como pólo regional da saúde e também a excelência e importância do Hospital dos Olhos, completou o chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, que agradeceu ao Lions e a todos os profissionais que atuam mantendo serviço de excelência.
Entenda o Convênio
A retinopatia diabética é uma das principais causas de perda de visão em adultos, sendo a mais comum apresentada pelos diabéticos. A fotocoagulação é um procedimento utilizado nos pacientes que possuem retinopatia diabética, em que o laser é aplicado nas regiões afetadas da retina, cauterizando os seus pequenos vasos.
O convênio tem duração de 02 anos, o município de Mariana realizará a triagem de seus munícipes, pacientes diabéticos, através do exame de retinografia colorida e avaliação da retina, e informará à Secretaria Municipal de Ouro Preto o quantitativo demandado para o tratamento de fotocoagulação a laser para o tratamento de retinopatia diabética.