Depois da saga de uma mãe para registrar sua filha como "Amayomi", nome inédito no Brasil, ter ganhado repercussão nos últimos dias, uma lista de nomes bizarros, supostamente proibidos pela legislação brasileira, viralizou nas redes nesta sexta-feira (6).
Entre os prenomes que fizeram mais sucesso está "Restos Mortais de Catarina", que chegou a entrar nos Trending Topics do Twitter. A lista ainda traz peculiaridades como "Errata de Campos", "Lança-Perfume de Andrade", "Himalaia Virgulino", "Um Dois Três de Oliveira Quatro", "Céu Azul do Céu Potente", "Janeiro Fevereiro de Março Abril" e entre outros.
Veja a lista completa publicada no Twitter:
Tag urself pic.twitter.com/32EMUDdFYj
— tsuka (@fdsofsdifjid) January 5, 2023
Segundo algumas pessoas do Twitter, a história por trás do nome "Restos Mortais de Catarina", seria que a mãe, chamada Catarina, teria morrido no parto. Uma piada um tanto quanto mórbida de quem foi fazer o registro. Nas redes, brasileiros estão contando os nomes mais estranhos que já viram, como 'Difuntina' e 'Finadina', nascidas próximas ao Dia dos Mortos, em novembro.
Lei brasileira prevê proibição em casos de nomes bizarros
Apesar do tuíte do usuário @tsuka atribuir a lista de nomes proibidos à legislação brasileira, a Lei 6.015, de 1973, faz apenas a regulamentação do registros de nomes de nascimento no Brasil.
Nos cartórios brasileiros, o escrivão tem o poder de questionar a escolha dos pais em caso de alternativas tão bizarras quanto "Restos Mortais de Catarina" ou com grafias estranhas. O objetivo é não expor o portador ao ridículo.
O TEMPO