Um homem negro teve que abaixar as calças para provar que não roubou uma peça de picanha num supermercado da rede Guanabara, no Rio de Janeiro. O caso aconteceu no dia 31 de dezembro do ano passado, mas o registro do momento acabou viralizando nas redes somente agora.
No vídeo, o mototaxista Alex Silva, de 33 anos, é cercado pela equipe de vigilância do estabelecimento. Os seguranças analisam o carrinho de compras de Alex, que nem teve tempo de mostrar a nota fiscal do pagamento. Para mostrar que não estava escondendo nenhuma peça de picanha, Alex chega a abaixar as calças próprias para pilotar durante a chuva. A compra era para um churrasco de fim de ano dos colegas mototaxistas.
Um homem negro teve que abaixar as calças para provar que não roubou uma peça de picanha num supermercado da rede Guanabara, no Rio de Janeiro.
— O Tempo (@otempo) January 12, 2023
Saiba mais https://t.co/iI4QojODhw pic.twitter.com/4uE8bWQQa8
Em entrevista ao G1, Alex contou que os seguranças o abordaram já o acusando de furto: "tira pra fora o que você roubou lá dentro rapaz”. A informação foi negada pelo supermercado.
Após a repercussão do caso, a rede de supermercado demitiu os funcionários poe não pedirem a nota fiscal ao cliente antes da abordagem discriminatória.