Levantamento teve início no dia 4 de janeiro e foi concluído nesta segunda-feira (25). De acordo com a Prefeitura, o Bairro Monte Alegre teve o maior número de focos. LIRAa é realizado em Matias Barbosa
Prefeitura/Divulgação
O primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 apontou 6,2% em Matias Barbosa. O resultado divulgado nesta terça-feira (26) coloca a cidade em estado de alerta para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como dengue, chikungunya e zika.
Segundo o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
Conforme a Administração, o levantamento teve início no dia 4 de janeiro e foi concluído nesta segunda-feira (25). O último LIRAa realizado no município foi em janeiro de 2019 e teve como resultado o índice de 4,8%.
Levantamento
De acordo com a Prefeitura, os agentes de endemias percorreram todos os bairros do município. Foram 235 casas vistoriadas, como define o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Os bairros com mais focos positivos foram:
Bairro Monte Alegre: 23;
Centro: 9;
Cedofeita: 5.
Em divulgação, o Executivo afirmou que segue com as ações de conscientização e reforçou a necessidade de colaboração da comunidade, já que cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas residências.
Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Eva Cristina de Souza Leopoldo, é possível diminuir o índice se a população fizer a parte dela.
"Com apenas alguns minutos durante a semana, o cidadão pode fazer uma vistoria em casa, verificar possíveis locais que possam servir de criadouros do mosquito, como vasos de plantas, garrafas, caixas-d"água destampadas, dentre outros".