A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) preparou o programa BH em Férias, que tem entre as atrações a oficina de desenhos, até sexta-feira, no Memorial da Vale, localizado na Praça da Liberdade, Região Centro-sul de BH.
A atividade é coordenada pela artista plástica Isaura Pena. Ela explica que é uma oficina para a família e comemora o sucesso. “Tem ficado sempre lotado, o movimento aumenta muito nesse período.”
Isaura conta que além dos moradores da capital, as atividades atraem turistas vindos do interior de Minas. “Alguns fazem uma oficina na parte da manhã aqui e outra em outros prédios do Circuito Liberdade, como o CCBB, o de Minas e Metais.”
A pedagoga Fernanda Rigotto, de 42 anos, levou a filha Helena, de 8, e o sobrinho Bernardo, de 9. A mãe conta que a família participou da oficina durante a semana passada, “já que em cada dia era um tema diferente”, explica. Segundo ela, as crianças foram no primeiro dia, gostaram muito e decidiram continuar frequentando o espaço.
Fernanda diz gostar da atividade porque os pais participam junto com as crianças. “É uma interação que normalmente, nos períodos de trabalho e de escola, é difícil termos. Além de a gente brincar, se distrair e aliviar a cabeça, depois vamos para a praça (da Liberdade) e continuamos aproveitando.”
A pedagoga ressalta que é a primeira atividade da qual a família participa neste ano no Circuito Liberdade, mas nos anos anteriores costumavam frequentar eventos semelhantes no CCBB e no Museu das Minas e Metais. “Inclusive, essa é a proposta, sair daqui e ir para outro espaço.”
Outra família que se divertia no espaço era a da contadora Meiriane Ferreira, de 39, acompanhada dos filhos Emanuel, de 8, e Maria Alice, de 6. “Todas as férias viemos visitar os museus e participar das oficinas. Cada ano eles fazem coisas diferentes.”
A mãe diz que além de ser uma atividade cultural é também uma ação gratuita. “Temos muitas opções em BH, mas acabamos recorrendo aos shoppings ou, às vezes, não saindo tanto da tela (computador, televisão, celular) quanto queremos.”
A contadora reforça que é entusiasta de iniciativas como essa. “Mando para minhas amigas. Às vezes, viemos juntas. É uma integração. Não estou de férias, mas me programo. Pelo menos em um dia da semana saio mais cedo do trabalho para levá-los em algum lugar.”
Outra atração é a Water Ball, uma bola gigante transparente que circula sobre as águas com uma pessoa dentro.
O brinquedo estará disponível na Pampulha, no Parque Francisco Lins do Rego (Ecológico da Pampulha) e no Barreiro, no Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas).
A programação ocorre entre 19 e 29 de janeiro e pode ser consultada no Portal da PBH (https://prefeitura.pbh.gov.br/esportes-e-lazer/bhemferias).
Centros culturais
Desde o dia 13, até 28 de janeiro, o Circuito de Férias nos Centros Culturais promove uma série de 11 atrações gratuitas em nove centros culturais de BH. As atividades incluem teatro, circo e música, além de oficinas, brincadeiras e contação de histórias. O Circuito Municipal de Cultura é feito pela PBH, em parceria com o Instituto Odeon.
•
Atrações da programação *» Espetáculo teatral “Menineça Sabi: Sabor da Infância”, do grupo Makambas Brincantes» Espetáculo “Palhaço Arco Íris e os protetores da floresta”» Espetáculo da Banda de Palhaços Nariz de Brinquedo» Oficina de Colagem, que será ministrada pela designer e artista visual Carollina Dupin» Projeto Brincamundo: Brincadeiras brasileiras, oficinas ministradas pelo arte-educador e mestre da cultura popular Marcos Rhossard, pela artista plástica Gisele Moura, e também pela filha do casal, Surya Moura» Espetáculo “Circo resistência”, com o palhaço Bilú e seu amigo Curisco» Espetáculo “Patuscada”, criado pelos artistas cênicos Rafael Protzner e Mariana Lima Muniz» Oficina Brinca Natureza: oficina e vivência, do projeto Na Pracinha Brinca» Espetáculo teatral “As aventuras de Matias”, do Grupo Girino» Oficina Boi do Além: confecção de boizinhos com materiais recicláveis, ministrada pelo artista plástico Sandro Medeiros» Oficina Colagens e Histórias, realizada pela designer e escritora Michelle Pereira
* Informações no site do Circuito Municipal de Cultura (http://portalbelohorizonte.com.br/circuitomunicipaldecultura)
Museus
[email protected].
Museus municipais
Os seis museus públicos municipais também promovem atividades especiais para as crianças neste período de férias escolares. O Museu Casa Kubitschek, na Pampulha, oferece uma oficina de carimbaria botânica, em que os participantes poderão conhecer os jardins do museu por meio de carimbos de espécies botânicas. Com eles, a criançada poderá fazer composições, criando seus próprios jardins.
A atividade ocorre de 19 a 21 de janeiro e é indicada para crianças de 4 a 10 anos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail
[email protected].
A Casa do Baile promove o Tardes Líquidas – Brincadeiras de Jardim, com atividades de rodas e aquáticas. Inscrições devem ser feitas pelo
[email protected].
O Museu de Arte da Pampulha promove o Ateliê Aberto no Jardim do MAP. Crianças a partir de 4 anos podem participar de oficinas criativas baseadas nas obras em exposição permanente e no paisagismo do museu, de 26 a 28 de janeiro.
Outra atividade é o Futebol Trialético – O grande jogo, em 28 de janeiro, às 10h, na Praça da Estação. Informações pelo e-mail
[email protected].
No Museu da Imagem e do Som ocorre a Oficina de Storyboard e Criação de Roteiro, que visa à futura produção de curta-metragem de animação. Nos dias 24 e 25, às 9h, haverá uma visita mediada à exposição “Cinejornais em Belo Horizonte” e exibição do curta-metragem de animação “A vida secreta das películas”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail
[email protected].
E não para por aí. O Museu da Moda de Belo Horizonte promove a oficina Origami Fashion, que utiliza a técnica milenar japonesa de dobradura. Inscrições pelo e-mail
[email protected].
• Programação na Praça da LiberdadeOs museus localizados ao redor da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital, também prepararam uma programação especial neste mês de férias, com atrações para várias faixas de idade, incluindo as crianças.
Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau)Desde 3 de janeiro, o museu funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 17h (entrada até as 16h30) e, nas quintas, das 10h às 22h (com entrada até as 21h30). Durante o período de férias, o espaço promove uma nova edição da ação educativa Férias é no Museu!. A programação conta com atividades que começaram dia 17 e vão até 31 de janeiro, em diferentes horários. Serão ofertadas oficinas, ateliê científico, ateliê de Libras, contação de histórias e, integrando pela primeira vez o evento, o Encontro de Colecionadores de Minerais Mirins.Além disso, até o dia 29, o público poderá visitar as três exposições temporárias que estão em cartaz no Museu: “Meteoritos: fragmentos da história do Sistema Solar – A coleção do Museu de Ciências da Terra”, “Hors Pistes – A idade das imagens” e “Ponto de fuga”.O museu está localizado na Praça da Liberdade, 680, Funcionários. Mais informações pelo site https://mmgerdau.org.br/.
Memorial ValeO espaço realiza o tradicional Férias Divertidas para crianças e pessoas de todas as idades. Desde o dia 10, são realizadas oficinas educativas e também atividades para brincar e divertir. Para participar, é preciso fazer inscrição. Há 15 minutos de tolerância para a chegada do participante. Após esse tempo, a vaga é liberada para outros interessados presentes ao local. No caso de menores de 14 anos, os responsáveis devem permanecer no espaço durante todo o período da oficina. A orientação é usar roupas que podem sujar, para oficinas que trabalham com cores. Todas as oficinas e apresentações são gratuitas.O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, em BH, e tem entrada gratuita. A programação completa pode ser consultada no site https://memorialvale.com.br/evento/ferias-divertidas-memorial-vale/.
Espaço do Conhecimento UFMGO espaço apresenta até 29 de janeiro o projeto Férias no Museu. A programação inclui várias atividades e oficinas para crianças a partir dos 5 anos, com entrada franca. As vagas são limitadas. Veja programação completa no
site.
Teatro, cinema e passeios turísticos
Os teatros Marília e Francisco Nunes recebem em janeiro espetáculos da 48ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Na programação estão espetáculos infantis como “Chapeuzinho Vermelho” e outros. Os ingressos podem ser adquiridos a preços promocionais pelo
site.
Já o Cine Santa Tereza terá três mostras especialmente dedicadas ao público infantil e infanto-juvenil. Até 27 de janeiro, acontece a mostra “Studio Ghibli”, com uma retrospectiva dedicada a um dos mais importantes e tradicionais estúdios japoneses do cinema de animação.
A mostra reúne clássicos para todas as faixas etárias. Já nos dias 22, 28 e 29, o cine exibe clássicos do cinema infantil, como “Divertidamente” e “O rei Leão”. Outra atração do Cine Santa Tereza é a “Sessão Azul”, no dia 21, às 16h30. É uma sessão de cinema adaptada para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo. O filme escolhido é “Moana: um mar de aventuras”.
Passeios turísticos
Desde 7 de janeiro, a prefeitura faz a Temporada Especial de Férias dos tradicionais passeios turísticos por BH. Durante os meses de janeiro e fevereiro, o morador vai ter a oportunidade de conhecer a própria cidade sob novos olhares, em city tours e walking tours. As inscrições gratuitas já estão abertas e os interessados deverão retirar os ingressos no
Portal Belo Horizonte.
Serão cinco roteiros, com destaque para a arte urbana e a arquitetura do município. Eles incluem visitas ao Conjunto Moderno da Pampulha, praças, mirantes, museus, mercados, entre outros pontos turísticos da capital. Com duração média de 4 horas, os city tours serão feitos em micro-ônibus. Já os walking tours terão passeios a pé, ambos conduzidos por um guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo.
As datas e os locais dos roteiros podem ser conferidos no
Portal Belo Horizonte.
SAIBA MAIS
Programação casa fiatDurante o mês de janeiro, uma programação especial está disponível na Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade. As atrações são gratuitas.•
EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo – curadoria de Ricardo Ribenboim e Rachel Vallego. O acervo reúne obras, reproduções e referências estéticas de Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica, entre outros artistas. Na temática, questões de gênero, etnia, sustentabilidade e identidade cultural. Disponível até 12 de fevereiro.•
Fundação: Mostra da artista Ana Hortides, com objetos de uso do cotidiano. A partir deles, Ana discute questões relacionadas ao habitar, ao íntimo e à construção da identidade. São 12 obras em exposição até 29 de janeiro, entre esculturas, pintura e videoarte. A partir da experiência do lúdico no criar e no vestir personagens, o público poderá produzir figurinos para universos fantasiosos.
• Civilização Mineira: o painel de Cândido Portinari fica em exposição permanente no hall principal da Casa Fiat de Cultura.