De acordo com o boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, 241 municípios estão em situação de emergência por conta das chuvas. Cuparaque, Berilo e Itabirinha fazem parte da lista, divulgada nesta quarta-feira (25/1).
Até o momento, 11.455 pessoas estão desalojadas, ou seja, necessitam de abrigo público, e 2.072 estão desabrigadas e buscaram casa de parentes ou amigos em Minas.
Desde outubro, 21 pessoas morreram em decorrência das chuvas no estado. A última morte confirmada foi de um jovem de 25 anos em Antônio Dias, no Vale do Rio Doce.
Em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, ruas ficaram alagadas após as fortes chuvas de terça-feira (24/1). Uma enxurrada desceu pela rua Niterói, no sentido do Rio Itapecerica, e, próximo dali, na região dos shoppings, também houve alagamentos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira será de céu encoberto a nublado com pancadas de chuva no Noroeste, Central Mineira, Rio Doce e Mucuri.
Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste e Zona da Mata. Nas demais regiões do estado, céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Ainda segundo o Inmet, a cidade mineira que registrou maior acúmulo de chuva nas últimas 24 horas foi Machado, no Sul de Minas, com 54 mm.