Na tarde de ontem, terça-feira (25), circulou em vários grupos de WhatsApp da cidade de Ouro Preto a foto de um colaborador da empresa Saneouro junto a uma autoridade policial (PM) realizando um possível corte de água na rua Getúlio Vargas, no centro de Ouro Preto.
Diante das informações, a reportagem do Dia a Dia Notícias procurou a empresa Saneouro para se manifestar sobre o caso e relatou que os cortes são somente realizados após várias tentativas de negociação com o consumidor, seja ela pessoa física ou pessoa jurídica. Diante disso, foi informado também que a presença de policiamento é somente usada perante situações específicas, como, por exemplo, pessoas que fazem ligações clandestinas ou impedem o corte de água.
Confira a nota completa da empresa Saneouro abaixo:
Inicialmente, a SANEOURO salienta que preza pelo bom relacionamento com seus clientes, está sempre de portas abertas ao diálogo e prima pela qualidade de seu atendimento e da prestação dos serviços. Por isto, nenhuma interrupção é feita sem aviso prévio, na própria fatura e/ou em correspondência separada, e sem a negociação com o consumidor. Na forma da legislação em vigor, a Lei Federal nº11.445/2007 e a Lei Municipal nº1.126/2018, é dever da concessionária efetuar a suspensão dos serviços, como medida de isonomia e de preservação do sistema público. Contudo, todos os casos de interrupção são avaliados criteriosamente pela SANEOURO, tendo sido priorizados aqueles com débitos mais acumulados e, principalmente, aqueles em que os agentes da concessionária esgotaram as tentativas de negociação.
Os poucos casos que demandam a atividade policial se devem àqueles em que há impedimento à execução dos serviços ou àqueles em que são constatadas fraudes nas ligações de água (religações efetuadas pelo próprio usuário, rompimento dos lacres colocados pela concessionária, "gatos" etc.), pois, também, é dever da concessionária comunicar estas situações ilícitas à autoridade policial, uma vez que estão previstas na legislação penal, tipificadas como crime, passível até mesmo de reclusão, de 1 a 8 anos, e multa.
Como forma de evitar a interrupção dos serviços, é importante destacar que, até o dia 31 de janeiro, está em vigor a Operação Fique em Dia da SANEOURO, que busca facilitar o pagamento dos débitos, com descontos de até 75% em multas e juros e parcelamento em até 36 vezes sem acréscimos. Esta campanha teve início em dezembro de 2022 e foi prorrogada devido à grande procura.
A SANEOURO reitera que está sempre à disposição dos seus clientes pelos seus canais de atendimento: 0800 002 1741, pelo WhatsApp (11) 95020-6424, e nos pontos de atendimento:
Ouro preto: Av. Juscelino Kubistchek, n. 717, Vila Itacolomi
Cachoeira do Campo: Av. Pedro Aleixo, 630 – Jardim Strett Mall – loja 25
Abaixo um ilustrativo de comunicado de débitos antes do efetivo corte.