Guindaste para elevação da estrutura será instalado até sábado (30). Intervenção começou em 2019 e previsão de término é no primeiro semestre de 2021. Guindaste para obra do Viaduto dos Três Poderes em Juiz de Fora
Cláudia Oliveira/G1
A obra do viaduto Helio Fádel Araujo, conhecido como Três Poderes, entrou na fase de conclusão nesta semana.
A Prefeitura de Juiz de Fora informou que entre esta terça-feira (26) e sábado (30), parte do estacionamento do Executivo será interditada para instalação e trânsito de um guindaste utilizado para a elevação de grande trecho da estrutura.
De acordo com a Secretaria de Obras, a chegada do veículo ocorreu na tarde desta terça-feira e a montagem acontece nesta quarta-feira (27), e na sexta-feira (29) e sábado (30) ocorrem os processos de desmontagem e retirada do equipamento.
O içamento da estrutura metálica do último vão do viaduto será feito na tarde de quinta-feira (28) a partir das 14h, de acordo com a liberação por parte da MRS Logística.
Com relação à ferrovia, a assessoria da MRS informou que não haverá reflexos diretos na operação da empresa, visto que o serviço será realizado no dia em que já havia programação para a interrupção da circulação dos trens para manutenção.
De acordo com a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) não haverá interferências no tráfego de veículos na Avenida Francisco Bernardino em decorrência da operação.
A construção tem o objetivo de desafogar o trânsito em pontos estratégicos da região central, como a Avenida Rio Branco, uma opção para o tráfego e para a melhoria da mobilidade urbana.
A obra está entrando em fase de conclusão, com a pré-laje e concretagem. A expectativa da Prefeitura é a de que essa obra seja entregue em maio de 2021.
Viaduto dos Três Poderes
Local onde será construído o Viaduto em Juiz de Fora
Google Maps/Reprodução
A construção do Viaduto dos Três Poderes foi iniciada em dezembro de 2019. O prazo de conclusão dos trabalhos previsto no contrato é de 15 meses e vai custar R$ 12.718.022,24. A empresa Marco XX, responsável pela obra, venceu a licitação em setembro do ano passado.
O projeto prevê a ligação da Avenida Francisco Bernardino e a Ponte Wilson Coury Jabour passando sobre a Rua José Calil Ahouagi e se estendendo pela Rua Padre Júlio Maria e ligar os dois lados da Avenida Brasil.
A estrutura terá pista dupla e mão única, fazendo binário com a Rua Benjamin Constant que, posteriormente, também terá viaduto. A construção irá passar em frente ao prédio da Justiça Federal, com objetivo de melhorar a fluidez do trânsito para quem transita pela Região Leste.
Em maio do ano passado, a Prefeitura informou que os recursos financeiros para a construção do viaduto estavam garantidos mesmo com a pandemia de Covid-19.