A semana começa com a expectativa sobre a apresentação dos carros das escuderias para a temporada 2023 da Fórmula 1. O calendário da revelação dos monopostos foi definido e começa nesta terça-feira (31) pela equipe Haas, mostrando a nova pintura do modelo VF-23.
Diferentemente do ano passado, quando os carros da F-1 receberam várias mudanças devido ao novo regulamento técnico da categoria, em 2023, os modelos seguirão com o mesmo pacote aerodinâmico de 2022.
As equipes da F-1 começam os testes de seus novos modelos 2023 entre os dias 23 e 25 de fevereiro, no circuito de Sakhir, no Bahrein, palco também da primeira etapa da temporada. O GP do Bahrein está marcado para o dia 5 de março, às 6h (no horário de Brasília).
Haas - 31 de janeiro (terça-feira)
Red Bull - 3 de fevereiro (sexta-feira)
Williams - 6 de fevereiro (segunda-feira)
Alfa Romeo - 7 de fevereiro (terça-feira)
Alpha Tauri - 11 de fevereiro (sábado)
Aston Martin - 13 de fevereiro (segunda-feira)
McLaren - 13 de fevereiro (segunda-feira)
Ferrari - 14 de fevereiro (terça-feira)
Mercedes - 15 de fevereiro (quarta-feira)
Alpine - 16 de fevereiro (quinta-feira)
CONFIRMED: All 10 launch dates for the 2023 season! ????#F1 pic.twitter.com/djX1VySBrL
— Formula 1 (@F1) January 25, 2023
Em 2022, os monopostos das escuderias da Fórmula 1 receberam aerofólios menores e bicos mais elevados a fim de produzir a volta do efeito-solo, com assoalhos dos carros mais rentes ao chão, como era na F-1 dos anos 80.
Para deixar os carros mais robustos, as rodas dos modelos cresceram de tamanho, saindo de aro 13, em 2021, para 18 polegadas, em 2022. O conjunto de freios, obviamente, também ficaram maiores.
Para driblar o peso extra dos carros, algumas equipes da F-1, como Ferrari, McLaren e Williams, adotaram um visual mais limpo dos modelos, sem pintura ou adesivos, deixando aparente o preto da fibra de carbono, que compõe a carroceria dos bólidos.