Geral BRASIL

Artistas e políticos lamentam morte de Glória Maria: 'Referência para os negros'

Por Redação

02/02/2023 às 09:50:45 - Atualizado há

Bastaram poucos minutos desde a confirmação da morte da jornalista Glória Maria, na manhã desta quinta-feira (2), para a internet ser tomada por homenagens para ela, que é um dos maiores ícones da TV brasileira. Internada desde o começo de janeiro para o tratamento de um câncer de pulmão que se espalhou para o cérebro, a apresentadora de 73 anos se despede deixando uma legião de fãs e homenagens das maiores personalidades e políticos brasileiros.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, chamou a jornalista de "referência" para os negros do país. "Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória", escreveu ele, que também é advogado, professor e escritor.

A apresentadora global Ana Paula Santos disse que Glória inspirou "muitas garotas de sua geração". "Eu tive a oportunidade de conversar com ela e dizer que o sonho de ser jornalista se realizou pra mim porque ela começou uma carreira linda com muita coragem. Toda conversa no camarim eu repetia: 'Glória, te amo'".

Glória Maria inspirou muitas garotas da minha geração. Eu tive a oportunidade de conversar com ela e dizer que o sonho de ser jornalista se realizou pra mim porque ela começou uma carreira linda com muita coragem. Toda conversa no camarim eu repetia: "Glória, te amo".

O jornalista da Globo William de Lucca também aproveitou para homenagear Glória e toda a sua representatividade na TV brasileira. "Quando a gente ainda engatinhava em falar sobre representatividade no jornalismo, em especial em vídeo, a Glória Maria já fazia reportagem pra TV e virava âncora de jornal lá nos anos 70. Perdemos uma gigante do nosso jornalismo. Que perda tremenda, meus amigos. Que tristeza", disse.

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco também fez sua homenagem à jornalista. "Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência", afirmou a irmã de Marielle Franco.

A cantora e apresentadora trans Jup do Bairro também homenageou jornalista. "Imaginar o inimaginável é mulher preta conhecer e ter o mundo na palma de sua mão. Você nos alimentou de informações e possibilidades, Glória Maria", falou em sua rede social.

Na Globo desde 1971, a carioca foi a primeira repórter a entrar ao vivo e, em cores, no Jornal Nacional. De 1998 a 2007, apresentou o Fantástico e, desde 2010, integrava a equipe do Globo Repórter. Ela deixa duas filhas: Laura, de 14, e Maria, de 15, duas irmãs que Glória conheceu num orfanato em Salvador e acabou adotando.

Veja outras homenagens:

Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras.

— Lula (@LulaOficial)

Que notícia triste! Jornalista de mão cheia, tendo passado por todo tipo de cobertura. Mulher à frente de seu tempo. Uma mãe exemplar de duas lindas meninas. Um ser humano com o coração do tamanho do mundo. O sorriso mais lindo do Brasil! Uma carioca apaixonada pelo Rio! https://t.co/S3HSh8n1jN

— Eduardo Paes (@eduardopaes)

Que tristeza a primeira notícia do dia ser a morte da jornalista Glória Maria. Que Deus em sua infinita bondade a receba e conforte os corações de familiares e amigos.

— André Janones (@AndreJanonesAdv)

Eu não acredito que perdemos uma das maiores jornalistas da história do Brasil: Gloria Maria. Eu era muito fã do seu trabalho. Que notícia triste! pic.twitter.com/HsEQ5iKXGO

— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade)

Eu não acredito que perdemos uma das maiores jornalistas da história do Brasil: Gloria Maria. Eu era muito fã do seu trabalho. Que notícia triste! pic.twitter.com/HsEQ5iKXGO

— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade)

Eu não acredito que perdemos uma das maiores jornalistas da história do Brasil: Gloria Maria. Eu era muito fã do seu trabalho. Que notícia triste! pic.twitter.com/HsEQ5iKXGO

— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade)
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira