Com o time reserva, o América saiu na frente, mas teve um jogador expulso no segundo tempo e empatou em 1 a 1 com o Athletic nesta terça-feira (7/2), no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei. A partida foi válida pela quarta rodada do Campeonato Mineiro.
O gol do Coelho foi marcado ainda no primeiro tempo. Em uma falha do goleiro Denivys, que foi prejudicado por uma poça d'água no gramado, Wellington Paulista aproveitou para abrir o placar. Na segunda etapa, Torrão igualou o marcador cinco minutos após a expulsão de Dadá Belmonte.
Com o resultado, o América segue isolado na liderança do Grupo B, com 10 pontos, mas perdeu o 100% de aproveitamento no Estadual. Já o Esquadrão de Aço soma seis pontos no Grupo A.
Na próxima rodada, o Athletic enfrentará o Patrocinense no domingo, às 11h, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio. Já o América volta ao Independência para encarar o Democrata-GV no sábado, às 18h.
O jogo
O América entrou em campo com três zagueiros pela primeira vez na temporada. Com Dadá Belmonte e Marlon nas alas, Mastriani e Wellington Paulista fizeram a dupla de ataque.
Nos primeiros 15', o jogo foi equilibrado, com duas chances para cada lado. Enquanto o Athletic explorava os cruzamentos rasteiros e as jogadas laterais, o Coelho chegava por meio de um escanteio e bolas longas.
Com chuva e muitas faltas, as equipes apresentaram dificuldades em criar oportunidades com a bola no chão. E foi justamente o gramado que ajudou o América a abrir o placar aos 29'.
Balardin recuou para o goleiro Denivys, que tentou devolver, mas não acertou a bola por causa de uma poça d'água. Wellington Paulista aproveitou, deu um chapéu e marcou: 1 a 0.
O América voltou a oferecer perigo com os gringos Martínez e Mastriani, mas também viu o Athletic assustar o goleiro Cavichioli antes do fim do primeiro tempo. Em bela cobrança de falta, Falcão quase empatou o jogo ao acertar o travessão.
Segundo tempo
Com o gramado encharcado, o início da segunda etapa teve poucas oportunidades para ambos os lados. Aos 15', o árbitro Felipe Fernandes de Lima marcou falta após toque de mão de Dadá Belmonte e deu o segundo amarelo para o atacante do América, que ficou com um a menos.
Não demorou muito para o Athletic aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais. Aos 20', após cobrança de escanteio, Torrão tentou de calcanhar, a bola bateu em Wellington Paulista, mas voltou para o atacante do Esquadrão de Aço finalizar e empatar a partida: 1 a 1.
Com a melhora dos donos da casa, o técnico Vagner Mancini se viu obrigado a mexer na equipe. Além de repor a ala-direita com a entrada de Nino, promoveu as entradas de Felipe Azevedo e do estreante Mikael. Saíram Mastriani, Matheusinho e Wellington Paulista, respectivamente. As mudanças, no entanto, não surtiram muito efeito, e a partida continuou equilibrada. Com um a mais, o Athletic teve maior posse de bola nos minutos finais, mas não conseguiu furar a defesa americana. Fim de jogo com empate em São João del-Rei.
Athletic 1 x 1 América
AthleticDenivys; Patric (Felipe, aos 17' do 2ºT), Danilo, Balardin e Vinicius Silva (Nathan, no intervalo); Diego Fumaça, Rômulo e Falcão; Wellinton Torrão (DG, aos 29' do 2ºT), Alason Carioca (Jonathan, aos 45' do 2ºT) e Sassá. Técnico: Roger Silva
AméricaMatheus Cavichioli; Ricardo Silva, Wanderson e Danilo Avelar; Dadá Belmonte, Lucas Kal, Martínez (Juninho, aos 31' do 2ºT), Marlon (Nicolas, aos 31' do 2ºT) e Matheusinho (Felipe Azevedo, aos 23' do 2ºT); Mastriani (Nino Paraíba, aos 18' do 2ºT) e Wellington Paulista (Mikael, aos 23' do 2ºT). Técnico: Vagner Mancini
Gols: Wellington Paulista, aos 29' do 1ºT (AME); Wellington Torrão, aos 20' do 2ºT (ATH)Cartões amarelos: Dadá Belmonte (2x), Martínez e Nino Paraíba (AME); Alason e Nathan (ATH)Cartão vermelho: Dadá Belmonte, aos 15' do 2ºT
Motivo: 4ª rodada do Campeonato MineiroLocal: Estádio Joaquim Portugal, em São João del-ReiData e horário: 7 de fevereiro de 2023 (terça-feira), às 20hÁrbitro: Felipe Fernandes de LimaAssistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Douglas Almeida CostaVAR: Daniel Victor Costa Silva