Ao todo, 80 clubes participaram da primeira fase da Copa do Brasil, cujo formato era jogo único na casa do time de colocação inferior no ranking da CBF, porém com a vantagem do empate para o visitante.
Dois mineiros se beneficiaram do empate na competição: o Tombense ficou no 0 a 0 com o Caucaia-CE, enquanto o América passou pelo Tocantinópolis (1 a 1).
Em contrapartida, a igualdade ocasionou as eliminações de Democrata-GV (Santa Cruz, 1 a 1) e Athletic (Brasiliense, 1 a 1). Já a Caldense se despediu do torneio com derrota: 3 a 0 para o Ceará.
A segunda fase, que terá 40 clubes, também ocorrerá em jogo único, mas com disputa de pênaltis em caso de empate no tempo normal. As datas disponíveis são 8 e 15 de março. Os mandos de campo foram previamente definidos no sorteio do dia 8 de fevereiro.
Terceira fase
Os 20 classificados se juntam aos oito representantes do Brasil na Copa Libertadores (Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR, Atlético e Fortaleza); ao nono colocado da Série A 2022 (São Paulo); aos campeões da Série B (Cruzeiro) e da Copa Verde (Paysandu); e ao vice-campeão da Copa do Nordeste (Sport).
Conforme o art. 15 do regulamento da Copa do Brasil, "os confrontos serão entre um clube do Bloco I (1º a 16º melhores posicionados no RNC) enfrentando um clube do Bloco II (17º a 32º melhores posicionados no RNC), considerado o RNC entre os 32 clubes". A partir da terceira fase haverá partidas de ida e volta.
Confrontos da segunda fase da Copa do Brasil
Grêmio x Ferroviário-CEBrasil-RS x Ponte PretaItuano x CearáCRB x Operário-MSBotafogo x BrasilienseRemo x São Luiz-RSÁguia de Marabá-MA x GoiásCSA x BrusqueAmérica x Santa CruzMaringá-PR x Marcílio Dias-SCCamboriú-SC x BahiaCoritiba x CriciúmaAtlético-GO x Volta RedondaNáutico x Vila Nova-GOYpiranga-RS x BragantinoVasco x ABCSantos x Iguatu-CETombense x Retrô-PEBotafogo-SP x São Raimundo-RRNova Iguaçu-RJ x Nova Mutum-MT
Super Esporte