O América está perto de atingir um feito histórico no Independência, em Belo Horizonte, desde a sua inauguração em 1950. Neste sábado (4), a partir das 16h30, o Coelho fará seu milésimo jogo no estádio. O adversário será o
Tombense, em duelo válido pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro.
Segundo dados levantados pelo historiador Carlos Paiva, nesses 73 anos de existência do Horto, o clube americano acumula 510 vitórias, 277 empates e 212 derrotas (60% de aproveitamento). Além disso, foram 1.660 gols marcados e 982 sofridos.
O primeiro jogo oficial no estádio ocorreu na Copa do Mundo de 1950, com a vitória da Iugoslávia por 3 a 0 contra a Suíça. Quatro dias depois, foi palco da partida entre Inglaterra e Estados Unidos, vencida pelos americanos por 1 a 0, considerada até hoje a maior zebra da história das Copas.
Durante esse período de jogos do Mundial, o América se viu obrigado a mandar a maioria de seus jogos no estádio Otacílio Negrão de Lima, mais conhecido como Alameda, localizado na região central da capital mineira. O campo já havia sido a casa do Coelho antes da construção do Independência.
Posteriormente, o América passou a sediar suas partidas no Mineirão, e permaneceu assim por cerca de 20 anos. Somente em 1989 o time alviverde começou a jogar regularmente no Horto, tomando posse do estádio em 1997.
Desde então, algumas campanhas marcantes foram conquistadas na nova casa, como o título da Série B do Campeonato Brasileiro de 1997 e 2017, além da vaga inédita para a Copa Libertadores do ano passado. Nesta temporada, o Coelho disputará também pela primeira vez a Copa Sul-Americana.
Artilheiros do América no Independência
Dentre os artilheiros, o atacante Euller é quem mais se destaca: marcou 39 vezes, sendo o maior goleador da história do estádio. O meio-campista Palhinha vem logo atrás, com 38 gols.
No ano de 2012, o atacante Alessandro marcou o primeiro gol do América no novo Independência, reinaugurado após a reforma.