Com o título desta noite, o Minas conquistou o terceiro título recente da Copa Brasil - 2019, 2021 e 2023 - e, curiosamente, em todas estas vezes, o adversário foi o Praia Clube. A equipe de Uberlândia chegou à sexta decisão da competição nacional, bateu na trave pela sexta vez e segue sonhando com a taça inédita.
Mesmo sendo o terceiro troféu recente do torneio, o Minas afirma que é tetracampeão da Copa Brasil Feminino, pois venceu um torneio semelhante na década de 80. Precisamente em 1984, a equipe minas-tenista derrotou o Fluminense e conquistou a Copa Brasil.
O jogo
O primeiro set foi o período mais equilibrado e emocionante da partida. As equipes iniciaram o clássico de uma forma bem intensa e proporcionaram um grande início do jogo, com várias jogadas com longa duração. No fim do set, o Praia Clube chegou a estar à frente do placar, mas o Minas fechou o primeiro set por 28 a 26 com o talento de Kisy.
Já os dois períodos seguintes foram desequilibrados e com amplo domínio de cada um dos times. O Minas liderou todo o segundo set e venceu por 25 a 18, enquanto o Praia Clube teve uma vantagem ainda maior no terceiro período e derrotou o rival por 25 a 15.
Após o bom terceiro set do Praia Clube, as jogadoras do time de Uberlândia até tentaram se recuperar definitivamente na partida, porém o Minas não deu brechas e decidiu a partida no quarto set. Com o placar de 25 a 17, a equipe de Belo Horizonte se impôs e derrotou o rival mineiro, conquistando assim a Copa Brasil de Vôlei Feminino de 2023.
Rivalidade entre Minas e Praia Clube
Um ponto interessante desta decisão é o alto número de finais entre Minas e Praia Clube, clubes mineiros que dominam o vôlei feminino há anos.
As equipes protagonizaram a final das últimas três edições da Superliga (2018-19, 2020-21 e 2021-22), dos quatro derradeiros Sul-Americano de Clubes (2019, 2020, 2021 e 2022), de três edições de Copa Brasil (2019, 2021 e 2023) e estiveram em duas decisões de Supercopa Brasileira de Vôlei (2019 e 2021), além das últimas nove finais de Campeonato Mineiro.
E em meio a esta rivalidade, o Minas tem números superiores e conquistou 13 dos 21 títulos possíveis sobre o adversário mineiro: três edições de Superliga, de Copa Brasil e de Sul-Americano, além de quatro estaduais.
Já o Praia Clube levou para Uberlândia oito das 21 taças disputadas contra o rival: uma edição de Sul-Americano, dois troféus de Supercopa Brasileira de Vôlei e cinco estaduais.
Super Esporte