Pela semifinal do Campeonato Mineiro de 2023, Cruzeiro e América protagonizarão, às 16h30 deste sábado (11/3), o confronto de número 370 na história dos clubes. O duelo voltará a ser disputado na Arena do Jacaré após mais de uma década. Visto a ausência de clássicos entre as equipes no estádio, o Superesportes relembrou a última vez que os times se enfrentaram em Sete Lagoas. O último confronto entre Cruzeiro e América na Arena do Jacaré foi em abril de 2012, com mando celeste, pelo jogo de volta da semifinal do Mineiro. O Coelho venceu a partida por 2 a 1 e se classificou à decisão do Estadual.
O Alviverde já havia levado vantagem no duelo de ida, também em Sete Lagoas, por 3 a 2. Bobô e Roger marcaram os gols da primeira partida para a Raposa, enquanto Gabriel Santos, Rodriguinho e Alessandro fizeram para o Coelho.
Jogo de volta
Graças à vantagem adquirida, o América jogou apenas por um empate para se classificar à final do Estadual. Ainda assim, logo no primeiro minuto da partida de volta, o zagueiro Victorino, do Cruzeiro, trombou com o atacante Alessandro e marcou gol contra, o que deu ainda mais folga ao Coelho no placar agregado.
O time celeste, no entanto, não se abalou. Aos 9 minutos, o centroavante Wellington Paulista teve oportunidade de empatar a partida, de pênalti. O goleiro americano Neneca, contudo, defendeu a cobrança. No rebote, o camisa 9 da Raposa desperdiçou grande chance, com o gol aberto.
O empate veio apenas aos 27 minutos. Após desperdiçar outras oportunidades além do pênalti, Wellington Paulista aproveitou falha do zagueiro Gabriel e balançou as redes do América.
A partida se arrastou até o fim do segundo tempo, quando o Cruzeiro se expôs para tentar a virada, e o Coelho buscou aproveitar os espaços na defesa celeste. Aos 48 minutos, o golpe final: o atacante China saiu cara a cara com Fábio, goleiro da Raposa, e apenas rolou para o centroavante Fábio Júnior marcar o segundo do América.
Durante os acréscimos do segundo tempo, o zagueiro Léo recebeu dois cartões amarelos e foi expulso. A primeira punição foi aos 45 minutos, enquanto a segunda foi aos 48.
Final
Após eliminar o Cruzeiro, o América enfrentou o Atlético na final do Campeonato Mineiro. Diferentemente do confronto anterior, os dois jogos da grande decisão foram disputados no estádio Independência. No primeiro, empate entre as equipes por 1 a 1. Já no segundo, vitória do Galo por 3 a 0, que se tornou campeão invicto do Estadual.
Super Esporte