A Defesa Civil recomenda que áreas de inundação e ruas próximas a córregos e ribeirões sejam evitadas durante chuvas. Também é indicado que motoristas não estacionem embaixo de árvores. No caso de alagamentos, é preciso ficar distante de enxurradas e não se deve atravessar ruas.
Áreas próximas a encostas e morros exigem atenção especial dos moradores. A cidade também está sob alerta de risco geológico válido até terça-feira (14/3). O grande volume recente de chuvas e a previsão de novas pancadas motiva a precaução. Caso rachaduras,fendas ou minas d’água sejam percebidas, os moradores devem acionar imediatamente a Defesa Civil no telefone 199.
Os bombeiros, no 193, também podem ser acionados em emergências. No caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica ou rompimento de cabos elétricos, a Defesa Civil ou a Cemig (telefone 116) devem ser chamados. Os moradores não devem ficar próximos ou tocar na estrutura da rede elétrica.
A previsão do tempo para este domingo indica chance de pancadas de chuva durante todo o dia e altas temperaturas. Entre a noite de sábado (11/3) e esta madrugada, na Região Noroeste da capital choveu 66,9% do volume esperado para todo o mês. Nas Regiões Oeste, Centro-Sul, Barreiro, Pampulha, Nordeste, Venda Nova e Leste choveu, em 10 horas, mais que um quarto da média histórica para março inteiro.
Estado de Minas