Anunciado nessa terça-feira (14) como novo reforço do Cruzeiro para a sequência da temporada, Richard Coelho já teve participação decisiva enquanto atuava por outro clube da Série A do Campeonato Brasileiro.
Em 2018, o volante de 29 anos livrou o Fluminense do risco de queda à Segunda Divisão na última rodada do torneio nacional. Ele foi o responsável por marcar o único gol da vitória por 1 a 0 sobre o América, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O time mineiro acabou rebaixado (18º colocado, com 40 pontos).
O gol de Richard foi anotado aos 41 minutos do primeiro tempo. Marlon, que hoje também está no Cruzeiro, cobrou escanteio na cabeça do meio-campista, que mandou a bola no ângulo do goleiro João Ricardo. O arqueiro americano nada pôde fazer no lance. Com o resultado, o Tricolor das Laranjeiras chegou aos 45 pontos e saltou da 14ª posição para a 12ª posição, além de se classificar para a Copa Sul-Americana do ano seguinte.
Para permanecer na Primeira Divisão, o time carioca precisava de um resultado positivo no confronto direto com o Coelho ou torcer por tropeços de Vasco e Chapecoense, que ocupavam a 15ª e 16ª colocação na 37ª rodada, respectivamente. O Cruz-maltino empatou por 0 a 0 com o Ceará, enquanto a Chape derrotou o São Paulo por 1 a 0.
Richard no Cruzeiro
Richard assinou com o Cruzeiro até dezembro de 2023, mas pode ter o vínculo estendido caso a Raposa opte por comprar os direitos econômicos do jogador junto ao Ceará no término do período. O contrato do volante com o time alvinegro vai até o fim de 2024. Após o rebaixamento do Vozão à Série B do Brasileiro, ele disse abertamente que não permaneceria no clube. Desde então, foi afastado e treina por conta própria para manter a forma física. Sua última partida foi em 9 de novembro do ano passado.
Em 2022, Richard entrou em campo em 44 oportunidades pela equipe cearense e serviu os companheiros com três assistências. Ele foi titular em todos esses jogos.
No Cruzeiro, Richard encontrará grande concorrência no meio-campo. Estão à disposição do técnico Paulo Pezzolano os volantes Ian Luccas, Neto Moura, Ramiro, Wallisson, Filipe Machado e Matheus Jussa. Fernando Henrique também integra o grupo celeste, mas está no departamento médico.