“Por isso que, a cada dia que passa, está mais difícil utilizar a ciclovia na Lagoa da Pampulha. Aqui nós temos de tudo, inclusive moto”, diz o homem que gravou o vídeo ao registrar o flagrante.
As ciclovias são destinadas exclusivamente à circulação de bicicletas. Além delas, há as ciclofaixas, que fazem parte da pista onde os veículos trafegam, sendo devidamente sinalizadas. Logo, transitar em qualquer uma das duas com veículo automotor é considerado infração gravíssima, conforme consta no artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é de R$ 880,41, e o infrator ainda é penalizado com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Obras no ano passado
No fim de julho do ano passado, a
ciclovia voltou a receber ciclistas após o término das obras para realizar reparos. Na ocasião foi liberado o trecho de 7,1 quilômetros entre a Rua Garopas e o Clube Belo Horizonte. A reestruturação contou com a elevação da pista de bicicletas para o nível da calçada, ampliação da largura da ciclovia para 2,5 metros – compatível com ciclovias bidirecionais e com grande fluxo de ciclistas – e a instalação de separação física da pista de caminhada por jardins e adequações geométricas.
Logo, com as obras, toda a ciclovia da orla da Pampulha, numa extensão total de 18 quilômetros, ficou no nível da calçada.
Em maio, o primeiro trecho, de 750 metros, foi liberado entre a barragem da lagoa e a Avenida Santa Rosa.