América e Cruzeiro decidem às 18h deste domingo (18/3) quem enfrentará o Atlético na final do Campeonato Mineiro. Com vantagem após a vitória por 2 a 0 no jogo de ida da semifinal, o Coelho pode perder por até dois gols de diferença que ainda se classifica para a decisão.
O primeiro clássico foi disputado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e teve Juninho como principal destaque, com um gol e uma assistência para Aloísio. Com melhor campanha do que o rival na primeira fase, o América se impôs na partida e dificultou ainda mais a vida da Raposa com o triunfo.
Na terça-feira, o Coelho elevou o moral com a vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz, também no Horto, que garantiu o time na terceira fase da Copa do Brasil. Apesar do bom momento, o zagueiro Ricardo Silva minimiza o peso da vantagem americana.
"Em hipótese alguma estamos pensando nisso, de pensar que está tudo certo, tudo beleza, porque não está. Isso é isca, armadilha que tem na profissão. Eu sempre procuro ver a vida dos vencedores, os caras têm que mostrar todos os dias. Não é só quando todos estão vendo, mas quando ninguém vê", afirmou, em entrevista coletiva.
Já o centroavante do Cruzeiro, Gilberto, demonstrou confiança em uma 'virada' celeste. Nessa sexta-feira, o jogador falou sobre como os títulos do clube devem influenciar no pensamento da equipe.
"Se tratando de Cruzeiro, a gente tem sempre que pensar em ser campeão. O clube é um clube campeão, então nós temos esse pensamento, mas todos sabemos que o grupo foi montado recentemente. Então, ele tem uma margem de crescimento enorme, e eu acredito muito que nós vamos crescendo pouco a pouco e, principalmente, com o tempo", disse.
Números e histórico
Para ir à final,
o Cruzeiro terá que quebrar a solidez defensiva do América, que sofreu apenas seis gols nos nove jogos que disputou no Mineiro até o momento.
A última vez que o time comandado pelo técnico Vagner Mancini sofreu três gols no mesmo jogo foi em 17 de julho do ano passado, quando o Coelho foi derrotado por 3 a 0 pelo RB Bragantino, no Independência, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Desde então, entrou em campo em 34 ocasiões.
Por sua vez, o Cruzeiro só conseguiu vencer por três ou mais gols uma única vez neste Mineiro. Com gols de Gilberto (três) e Mateus Vital (um), a Raposa goleou o Villa Nova por 4 a 0, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela 6ª rodada da primeira fase.
Esta foi uma das nove vitórias celestes por três ou mais gols de diferença sob o comando de Pezzolano. Foram outras três no Estadual de 2021, três na Série B do Campeonato Brasileiro e duas na Copa do Brasil.
Além disso, a Raposa tenta evitar uma sequência inédita de vitórias do América no confronto. O Coelho, que não perde para o rival desde dezembro de 2020, pode chegar a sete triunfos consecutivos,
o que nunca ocorreu na história.
Escalações
O time comandado por Mancini deverá entrar em campo com a mesma escalação do último clássico. O zagueiro Éder e o atacante Wellington Paulista são possíveis desfalques, mas o América informa as condições dos jogadores lesionados apenas na véspera das partidas.
O Cruzeiro, por sua vez, tem quatro desfalques certos: o zagueiro Neris, em transição física após lesão na coxa direita, o lateral-direito Wesley Gasolina e o volante Fernando Henrique, ambos em recuperação de cirurgia no joelho direito, e o atacante Rafael Bilu, com lesão na coxa esquerda.
Por outro lado, são novidades na lista de relacionados o lateral-esquerdo Marlon e os meio-campistas Richard Coelho, reforços do time, e Daniel Junior, que se recuperou de uma pancada no tornozelo esquerdo.
América x Cruzeiro
AméricaMatheus Cavichioli; Arthur, Ricardo Silva, Iago Maidana e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez; Matheusinho, Felipe Azevedo e Aloísio.
Técnico: Vagner Mancini
CruzeiroRafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Reynaldo e Kaiki; Ramiro, Wallisson e Nikão; Bruno Rodrigues, Wesley (Mateus Vital) e Gilberto.
Técnico: Paulo Pezzolano
Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: domingo, 19 de março de 2023, às 18h
Árbitro: André Luiz Skettino
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Pablo Almeida Costa
VAR: Vinícius Gomes do Amaral
Transmissão:
Premiere e
tempo real do Superesportes