Gilberto tem três gols na temporada,
todos anotados na vitória por 4 a 0 sobre o Villa Nova, em 18 de fevereiro, no Estádio Castor Cifuentes, pelo Campeonato Mineiro. Antes do hat-trick, o centroavante passou em branco nos primeiros três jogos pela Raposa. Depois, não marcou mais nas quatro partidas seguintes que disputou.
Nas oito partidas pelo Cruzeiro, Gilberto foi titular em sete e acabou substituído em três oportunidades, somando 628 minutos em campo. A média de gols por jogo do camisa 21 na equipe celeste é de 0,38%.
Wesley decepciona
Entre os reforços para o setor ofensivo, Wesley iniciou a temporada como a principal decepção da torcida cruzeirense. O atacante é o maior investimento desde que Ronaldo Nazário assumiu o controle acionário da SAF celeste - cerca de
R$ 16 milhões ao Palmeiras pela contratação.
Os números de Wesley com a camisa estrelada são tímidos. Titular em partidas, ele teve apenas duas participações diretas em gols: uma assistência no empate no clássico contra o Atlético (1 a 1), além de um pênalti sofrido na vitória sobre o Patrocinense (2 a 1).
De acordo com levantamento do Footstats, Wesley finalizou 15 vezes a gol em 602 minutos em campo pelo Cruzeiro. No entanto, somente três arremates foram no alvo.
Davó e Bilu
O desempenho da dupla é ainda mais frustrante. Matheus Davó participou de quatro jogos, sempre acionado do banco de reservas, somou apenas 44 minutos em campo e ainda levou um cartão vermelho no empate com o Athletic (1 a 1), pelo Estadual.
Já Rafael Bilu disputou uma partida a mais e soma de 160 minutos em campo. Ele foi titular nos dois primeiros jogos pelo Cruzeiro e levou dois cartões amarelos.
Artilheiro no ano
Remanescente da temporada passada, Bruno Rodrigues é um dos poucos destaques do Cruzeiro em 2023. O camisa 9 é o artilheiro do time no ano, com quatro gols, e também líder em assistências, com duas.
Os outros quatro gols do Cruzeiro estão divididos entre os meio-campistas Nikão (dois) e Mateus Vital e o zagueiro Lucas Oliveira.
Desempenho geral em 2023
O Cruzeiro teve três vitórias, três empates e quatro derrotas em 10 partidas no Campeonato Mineiro, única competição disputada até então na temporada. O aproveitamento foi 40% de aproveitamento. São onze gols sofridos no período.
Depois da queda no Estadual,
com duas derrotas para o América, o técnico Paulo Pezzolano deixou o comando do time. O português Pepa será o responsável por dirigir a equipe no restante da temporada.
O primeiro desafio do novo
treinador será contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. A partida está pré-agendada pela CBF para 15, 16 ou 17 de abril, também sem horário definido, pela rodada inicial da Série A do Campeonato Brasileiro. Os times medem forças na Neo Química Arena, em São Paulo.