Corinthians e Cruzeiro se enfrentam neste domingo pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. A bola rola às 16 horas (de Brasília) no gramado da Neo Química Arena, em São Paulo. Para o confronto, ambos os times chegam pressionados, precisando dar uma resposta para seus torcedores.
O Corinthians vem de uma derrota para o Remo na estreia da Copa do Brasil. O revés por 2 a 0 fez as críticas em relação ao trabalho de Fernando Lázaro aumentarem, já que o Timão também foi eliminado para o Ituano nas quartas de final do Campeonato Paulista.
Como Lázaro poupou alguns jogadores diante do Remo, a tendência é um Corinthians com força máxima para encarar a Raposa. Mesmo assim, alguns jogadores seguem como dúvida por conta de problemas físicos, como Caetano, Júnior Moraes, Balbuena e Rafael Ramos. Renato Augusto, Gustavo Mosquito e Ruan Oliveira, atletas que passaram por cirurgia, são desfalques certos.
No último Campeonato Brasileiro, o Corinthians acabou na quarta colocação, com 65 pontos conquistados. Sob o comando de Vítor Pereira, o Timão se classificou para a fase de grupos da Libertadores, algo que já havia acontecido em 2020 com Sylvinho.
O Corinthians possui sete títulos de Campeonato Brasileiro (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017) e busca encerrar um jejum de quatro anos sem levantar um caneco, contando todas as competições.
O Cruzeiro, por sua vez, também atravessa por um 2023 conturbado, mesmo com um alto investimento da SAF. A equipe caiu na semifinal do Campeonato Mineiro para o América-MG e perdeu o técnico Paulo Pezzolano, principal responsável pelo acesso do time em 2022.
O técnico Pepa assumiu a Raposa e perdeu o único jogo oficial que disputou até o momento. A equipe foi derrotara para o Náutico por 1 a 0 na última quinta-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil, nos Aflitos. Para o compromisso em São Paulo, o time mineiro não contará com Ian Luccas (com a seleção sub-20), Fernando Henrique (em transição) e Wesley Gasolina (no departamento médico).
O Cruzeiro volta a disputar a primeira divisão depois de três temporadas na Série B. Em sua última campanha na elite nacional, no Brasileiro de 2019, a equipe acabou na 17ª colocação com 36 pontos conquistados.
Uma curiosidade é que o Cruzeiro possui diversos jogadores que recentemente passaram pelo Corinthians, como são os casos de Igor Formiga, Richard, Ramiro, Mateus Vital, Rafael Bilú e Matheus Davó.
O último confronto entre Corinthians e Cruzeiro aconteceu em outubro de 2019, com vitória da Raposa por 2 a 1 em plena Neo Química Arena. No retrospecto recente, a equipe mineira venceu quatro dos últimos cinco jogos contra o Timão, além de um empate.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X CRUZEIRO
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Data: 16 de abril de 2023 (domingo)
Horário: às 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS-Fifa)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS-Fifa) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Wagner Reway (PB)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni, Fausto, Giuliano e Adson; Róger Guedes e Yuri Alberto
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Ramiro e Mateus Vital; Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto