O Campeonato Brasileiro de 2023 começou no fim de semana passado - 15 e 16 de abril - e dois técnicos já foram demitidos. António Oliveira deixou o Coritiba após derrota para o Flamengo por 3 a 0, e Rogério Ceni, que estava no São Paulo desde 13 de outubro de 2021, foi demitido nessa quinta-feira (19/4).
A demissão do ídolo do Tricolor Paulista alterou o top 3 dos treinadores que estão há mais tempo no comando de clubes do Brasileirão. Veja na galeria abaixo o ranking completo dos técnicos mais longevos da Série A.
O primeiro colocado da lista é o português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras desde 30 de outubro de 2020. De lá para cá, o comandante tem empilhado taças: duas Libertadores, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, uma Supercopa do Brasil e um Campeonato Paulista.
Completam o pódio Juan Pablo Vojvoda, anunciado pelo Fortaleza em maio de 2021, e Luis Castro, técnico do Botafogo desde março de 2022. O português assumiu a terceira colocação após a saída de Ceni do São Paulo.
Em Minas Gerais, o técnico mais longevo é Vagner Mancini. O comandante dirige o América desde 12 de abril de 2022 e completou recentemente um ano no cargo. Ele ocupa a quarta colocação geral.
A curiosidade é que apenas sete treinadores dos times da Série A já estavam no comando nos torneios do ano passado. O restante chegou após o fim da última temporada, ou seja, a partir do início de novembro de 2022.
E alguns times sequer foram listados porque estão sem treinadores. Além de Coritiba e São Paulo, o Goiás também está sem técnico após a demissão de Guto Ferreira, que ocorreu em 10 de abril. Já o Flamengo contratou recentemente Jorge Sampaoli para substituir Vitor Pereira.