Missão será lançada de centro espacial da Flórida, nos Estados Unidos. Empresa do bilionário, atual pessoa mais rica do mundo, utilizará foguete reutilizável na viagem. Foto de arquivo de janeiro de 2020 mostra o fundador e engenheiro-chefe da SpaceX, Elon Musk, discursa em uma entrevista coletiva pós-lançamento para discutir o teste de abortamento em voo da cápsula de astronauta Crew Dragon no Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida, EUA
Joe Skipper/Reuters/Arquivo
A SpaceX planeja lançar sua primeira missão de turismo espacial no quarto trimestre de 2021, afirmou a empresa do bilionário Elon Musk em um comunicado nesta segunda-feira (1º).
Além da empresa aeroespacial, Musk também é fundador da Tesla, de veículos elétricos. Ele se tornou a pessoa mais rica do mundo em 2021, ultrapassando Jeff Bezos, da Amazon.
6 segredos para o sucesso de Elon Musk, o homem mais rico do mundo
Webstories: Elon Musk: a trajetória de um bilionário
A missão, chamada Inspiration4, será realizada com o foguete reutilizável Falcon 9 da SpaceX, que será lançado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
A bordo estará Jared Isaacman, fundador e chefe da Shift4 Payments, que vai doar os três assentos ao lado do seu na cápsula Dragon para "indivíduos do público em geral, cuja identidade será anunciada nas próximas semanas", segundo o comunicado.
O site Inspiration4.com foi criado para que as pessoas possam se inscrever e competir por esses lugares. O concurso está aberto a residentes dos Estados Unidos acima dos 18 anos.
Ilustração divulgada pela SpaceX mostra a cápsula Crew Dragon e o foguete Falcon 9 após lançamento
SpaceX/Divulgação via AP
Há duas categorias de assentos disponíveis: "generosidade", que exige uma doação à Fundação São Judas, que atua no combate às doenças infantis; e "prosperidade", que pode ser obtido com o compartilhamento de uma história empreendedora.
Os três vencedores receberão, junto com Jared Isaacman, um "treinamento de astronauta comercial SpaceX".
De acordo com a empresa, a missão durará vários dias e os turistas completarão uma órbita na Terra a cada 90 minutos. No final, a cápsula entrará na atmosfera e pousará nas águas da costa da Flórida.
Foguete Falcon 9 com a nave Crew Dragon, da SpaceX, em imagem de arquivo
Steve Nesius/Reuters
Em novembro de 2020, quatro astronautas foram colocados em órbita com sucesso na cápsula Crew Dragon da SpaceX, antes de alcançar a Estação Espacial Internacional.
Uma semana antes, a cápsula Dragon havia se tornado a primeira espaçonave certificada pela NASA em 40 anos, após os ônibus espaciais, cujo programa terminou em 2011.
Relembre explosão de foguete da SpaceX, em 2020
Foguete da SpaceX explode durante teste nos EUA
Assista vídeos de TECNOLOGIA no G1