Durante os dias 21 a 23 de abril, o distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, recebeu a tradicional Festa Cultural da Goiaba, organizada pela Associação de Doceiros e Agricultores Familiares do distrito. O evento tem como intuito celebrar o final da colheita da goiaba e a produção da famosa Goiabada Cascão, que é produzida em tachos de cobre e no fogão a lenha, e que anualmente atrai milhares de turistas de todos os cantos do país. A festa, tradicional desde 1993, promove e valoriza a tradição centenária do "Saber Fazer Doces", reconhecida como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto.
Nos três dias de evento, quem passa pelas barraquinhas tem a oportunidade de experimentar e de levar para casa o delicioso quitute mineiro, presente em praticamente todas as barracas de comidas típicas no local. Além da goiabada, o público prestigiou também shows, apresentações de dança, a produção do doce ao vivo, bem como as feiras de artesanatos da região com a venda de geleias, pães, bolos, massas e muitos outros produtos que conquistam os olhares dos turistas.
A tradicional Festa Cultural da Goiaba tem apoio da ADESCOB - Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Bartolomeu, Comércios, Pousadas e Restaurantes do Distrito e da Prefeitura de Ouro Preto. A celebração cultural, para os moradores, é uma forma de preservar a produção local do doce e passar de geração para geração o jeito único de fazer a goiabada.
Além da tradicional festa, o distrito de São Bartolomeu possui diversos atrativos naturais, religiosos e arquitetônicos, como a igreja Matriz de São Bartolomeu, tombada pelo IPHAN, cachoeiras e quedas d"água que atraem turistas durante todo o ano e tornam o município de Ouro Preto ainda mais reconhecido e valorizado no Estado.