Geral TOQUE DE RECOLHER

Prefeitura de Mariana anuncia novas restrições no combate ao coronavírus

Por Redação

09/03/2021 às 15:13:42 - Atualizado há

Na noite desta segunda (08), a Prefeitura de Mariana anunciou por meio de uma coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais do município, o decreto nº 10.441 que contém medidas mais restritivas ao combate da Covid-19 na cidade. Mariana ainda está na onda vermelha do Programa Minas Consciente, mas devido ao aumento de casos e as taxas de ocupação dos leitos de UTI estarem em 100%, medidas mais duras foram tomadas para conter a disseminação do vírus.

Além das restrições que estão vigentes, como o distanciamento social e aferição obrigatória de temperatura antes da entrada em estabelecimentos comerciais, o município adota a partir de hoje (09), o toque de recolher das 20h às 05h, de segunda a domingo, com restrição de circulação de pessoas e veículos neste período, exceto para trabalhadores de saúde, de serviços essenciais e pessoas em situação de urgência e emergência. O decreto tem prazo de vigência de 15 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Ocupação: Segundo Leandro Moreira, gerente assistencial da Santa Casa de Ouro Preto, desde abril de 2020, mês em que foram abertos os leitos de UTI para pacientes contaminados pelo vírus Sars-CoV-2, 720 pacientes suspeitos ou confirmados para a doença foram internados no hospital. "Tivemos uma primeira onda em agosto de 2020, novembro começou uma segunda onda e a partir de meados de dezembro do ano passado, todos os dias o hospital está com 100% de ocupação", pontuou o gerente. No momento, seis pacientes estão na fila de espera, aguardando o rodízio de vagas para os leitos de UTI.

Conforme Tiago Alvarenga, Diretor do Hospital Monsenhor Horta, desde a segunda quinzena de março de 2020, foram realizados na unidade de saúde, mais de 2300 atendimentos, 450 internações e 37 colaboradores foram infectados. "Não está sendo fácil, por algumas vezes chegamos próximos a um colapso, por isso precisamos mais do que nunca do apoio da população", ressaltou.

Fiscalização: Os profissionais de segurança pública do município vão atuar arduamente para reforçar a fiscalização nos bares, repúblicas, restaurantes, residências particulares, espaços de locação para eventos, espaços públicos e outros pontos com possibilidades de aglomerações, fazendo se cumprir o decreto.

Vacinação: De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, nesta primeira fase de imunização, 2.164 doses da vacina foram aplicadas em Mariana, que corresponde a 3,53% da população. Nesta etapa, idosos do Lar Santa Maria, idosos com mais de 85 anos, profissionais da saúde das redes pública e privada, bem como outros profissionais que estão ligados na área da saúde, receberam a vacina. A partir desta quarta (10), os idosos de 80 a 84 começarão a ser vacinados.

Compra de Vacina: Na última sexta, a Prefeitura manifestou teve sua participação confirmada no consórcio dos municípios para compra de vacinas. Além dos imunizantes, o consórcio também pretende inclui equipamentos, medicamentos e insumos.

Foi manifestado também o interesse pela compra de um laboratório exclusivo no país, da vacina Sputnik. O município está na fila de espera e depende de uma autorização do governo.

A Prefeitura de Mariana reforça que o apoio da população neste momento é fundamental para conter a disseminação da Covid-19.

Clique aqui e confira o decreto na íntegra.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias