O Pelotas disputa a divisão de acesso do Campeonato Gaúcho e é o quinto colocado do grupo B, com 6 pontos, dois a menos que o Inter de Santa Maria, primeiro time na zona de classificação. Restando apenas cinco partidas para o fim da primeira fase, se quiser se classificar às quartas de final, o Pelotas precisa melhorar o seu desempenho, para entrar no G4. Até então, o time venceu apenas uma partida, perdeu uma e empatou outras três. Um aproveitamento de apenas 40%. Esperanças de gols do Pelotas na reta final do Gauchão A2, Walter surgiu na divisão de base do Internacional, em 2008, e agora retorna ao estado onde se profissionalizou, com a missão de ajudar o time do interior gaúcho a conseguir o tão sonhado acesso. "Agradeço a confiança e conheço bem a força da torcida do Pelotas. Estou retornando para o Sul com a missão de contribuir para recolocar o Lobo na primeira divisão que é o seu lugar".
Além do Internacional, atacante tem um currículo vasto, com passagens pelo Porto de Portugal, Cruzeiro, Goiás, Athletico-PR, Fluminense, Paysandu e outros. O último time do atacante de 33 anos foi o Afogados da Ingazeira, do Pernambuco.
Na carreira, Walter fez 111 gols e acumula no currículo títulos da Liga Europa e Campeonato Português, pelo Porto, Libertadores, pelo Internacional, além da taça de Campeão Brasileiro da Série B, pelo Goiás, em 2012. Na seleção Brasileira, o pernambucano foi campeão Sul-Americano Sub-20, em 2009, e terminou como artilheiro da competição, com 5 gols marcados.