Geral Tecnologia

Greve de auditores fiscais afeta liberação de mercadorias em Santos

Os auditores fiscais da Receita Federal decidiram suspender suas atividades na Alfândega do Porto de Santos, localizado no litoral paulista.

Por Redação

19/05/2023 às 20:28:26 - Atualizado há

A paralisação foi decidida em assembleia realizada na última terça-feira (15) como resposta à falta de regulamentação da Lei 13464/17. Essa lei estabelece um acordo salarial entre o governo federal e a categoria, incluindo o pagamento de uma gratificação de produtividade aos auditores e a realização de concurso público para o órgão.

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) informou, por meio de nota, que o orçamento da Receita Federal para 2022 sofreu um corte de 50% e exige que o governo reestabeleça o orçamento da instituição para 2023.
A Delegacia Sindical de Santos afirmou que a categoria está disposta a dialogar, porém o governo tem se mostrado resistente em abrir um canal de negociação com os auditores fiscais. O Ministério da Fazenda foi procurado para comentar o assunto, mas não houve resposta até o momento da última atualização desta matéria.
Nas segundas e sextas-feiras, os profissionais darão prioridade ao atendimento de demandas judiciais. Consequentemente, não ocorrerão conferências aduaneiras ou desembaraços de cargas nesses dias, com exceção de mercadorias perecíveis, cargas vivas, medicamentos e cargas perigosas.
No âmbito tributário, as atividades dos auditores do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) também serão afetadas. Eles não participarão de sessões e não entregarão trabalhos, exceto em casos de demandas judiciais.
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira