Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tecnologia

Asteroide 2020 DB5 se aproximará da Terra em junho

No dia 15 de junho, um asteroide denominado 2020 DB5, com diâmetro de 850 metros, se aproximará da Terra a uma distância de 4.



Segundo informações do tabloide Daily Star, a primeira aproximação do asteroide 2020 DB5 à Terra foi registrada em 1905, e a última ocorreu em 1995. A Nasa monitora detalhadamente o asteroide e prevê que sua última passagem próxima ao nosso planeta acontecerá em 23 de julho de 2179. Caso haja alguma mudança na trajetória do asteroide, a agência dispõe do DART (Double Asteroid Redirection Test), um método de defesa planetária contra objetos próximos da Terra.
Os cometas, asteroides, meteoros e meteoritos são frequentemente confundidos entre si. O astrônomo Cássio Barbosa, do Centro Universitário FEI, explica que cometas são formados principalmente por rocha e gelo, e possuem uma cauda longa e brilhante devido às partículas de rocha e poeira que se soltam no espaço. A maioria dos cometas tem origem na Nuvem de Oort ou no Cinturão de Kuiper.
Os asteroides, como o 2020 DB5, também são compostos por rocha e gelo, mas com maior quantidade de rocha. Eles não apresentam cauda e geralmente vêm do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Já os meteoroides são fragmentos de cometas ou asteroides que circulam em órbitas ao redor do Sol. Os meteoros, ou estrelas cadentes, são o fenômeno da passagem de um meteoroide pela atmosfera terrestre, enquanto os meteoritos são meteoros que atingem a superfície terrestre, podendo variar de poeiras cósmicas a corpos celestes de várias toneladas.
Tecnologia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!