O Fluminense emitiu uma nota nesta quinta-feira (8) repudiando os atos de racismo cometidos por parte da torcida do River Plate na noite de quarta, no duelo entre os times pela Libertadores. O clube brasileiro afirmou que as imagens estão disponíveis para que as autoridades possam "identificar e punir os responsáveis".
- O Fluminense, fiel ao seu lema de Time de Todos, repudia qualquer tipo de preconceito e espera que medidas sejam tomadas para que o racismo, crime tão grave segundo as leis brasileiras e condenável segundo a opinião pública mundial - como se viu há poucos dias - seja combatido e enfim erradicado do ambiente esportivo - diz o texto, publicado no site oficial.
Os atos racistas por parte de torcedores do Fluminense envolveram imitações de macacos e cânticos com intolerância racial direcionado aos brasileiros presentes na Argentina. As equipes entraram em campo no estádio Monumental de Núñez.
Em entrevista coletiva, Diniz classificou as atitudes racistas como "vergonha".
— É lamentável. E não foi só aqui dentro do estádio. Nas ruas também de Buenos Aires. A Conmebol tem que tomar uma atitude com relação a isso. Não pode acontecer. Acontece com muita gente, não é um ou outro. São muitos. Estamos vivendo no mundo que é todo mundo irmão. Só serve quem tem linhagem europeia? Isso é uma vergonha para o país, para a cidade, para o clube — disse o treinador.
Casos de racismo têm sido frequentes
No ano passado, a Conmebol multou o River Plate em R$ 150 mil por ato racista de um torcedor na partida contra o Fortaleza, também pela Libertadores. Nesta edição, o Palmeiras denunciou à entidade racismo sofrido na partida contra o Cerro Porteño. Na Sul-Americana, o Santos também registrou um caso.
River Plate venceu o Fluminense
Dentro de campo, o River Plate venceu o Fluminense por 2 a 0. Os gols da equipe argentina foram marcados por Beltrán e Barco. O time de Diniz segue na liderança da competição mesmo com a derrota, com nove pontos -- dois de vantagem para o River e para o Sporting Cristal.
Super Esporte