Neste sábado (10), o Atlético-MG teve mais chances e marcou até um gol anulado, mas não conseguiu sair do empate com o Bragantino: 1 a 1. A partida, válida pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, foi disputada no Mineirão e contou com tentos de Paulinho, para os donos da casa, e Eduardo Sasha, em prol dos visitantes.
O duelo marcou o retorno de Guilherme Arana ao Mineirão. Recuperado de lesão, o lateral esquerdo voltou ao estádio em que sofreu grave lesão no ano passado — contra o mesmo adversário, inclusive.
Com o resultado, a equipe comandada por Eduardo Coudet alcançou a marca de 18 pontos na tabela de classificação, atualmente na terceira colocação — atrás de Botafogo e Palmeiras. Caso tivesse vencido o Massa Bruta e em cenário de derrota do Verdão para o São Paulo, o Galo terminaria a rodada na vice-liderança.
Por sua vez, o time de Pedro Caixinha fica com 14 pontos, em campanha de três vitórias, cinco empates e duas derrotas.
O Brasileirão, agora, passa por pausa por conta da Data FIFA. No dia 21 de junho, uma quarta-feira, o Galo visita o Fluminense no Maracanã, às 21h30 (de Brasília). Já o Bragantino recebe o Flamengo no Estádio Nabi Abi Chedid no mesmo horário, mas na quinta-feira, dia 22.
O jogo — O time da casa começou a partida pressionando, enquanto os visitantes tentavam se aproveitar de eventuais brechas para contra-ataques. Até os 15 minutos, o Galo já havia chegado com perigo em chances de Pavón, duas vezes, e Paulinho.
Aos 16 minutos, Paulinho abriu o placar. O atacante tabelou com Igor Gomes na intermediária e recebeu passe em profundidade. De cara para Cleiton, o camisa 10 bateu de chapa, rasteiro, para marcar seu terceiro gol nesta edição do Brasileirão.
Mesmo superior na etapa, o Atlético-MG viu o Bragantino chegar ao empate na marca de 34 minutos. Lucas Evangelista, pelo meio, acionou Eduardo Sasha em profundidade. O atacante chutou cruzado, sem chances para Everson: ‘lei do ex’ concluída e 1 a 1 no marcador.
2º tempo
Aos oito, Paulinho desperdiçou grande oportunidade de marcar seu segundo tento no confronto. Zaracho fez bela jogada pela intermediária e, mais uma vez em profundidade, acionou o camisa 10. O atacante disparou sozinho mas, na hora de marcar, chutou fraco e rasteiro. Cleiton, sem maiores problemas, fez a defesa.
Quando Eduardo Coudet optou por sacar Rubens e colocar Guilherme Arana em campo, o lateral esquerdo foi ovacionado no Mineirão. O ex-Corinthians retornou às ações no estádio em que sofreu grave lesão — contra o mesmo adversário, inclusive — após nove meses.
Aos 28, Arana cobrou arremesso lateral e Pavón serviu Patrick de primeira. O meia invadiu a área, se livrou da marcação do Bragantino e, no chute, tirou tina da trave de Cleiton.
Já perto do fim da partida, Paulinho voltou a marcar. Após cabeceio de Maurício Lemos, Cleiton disputou bola com Vargas e a bola sobrou para o camisa 10 só conferir ao fundo das redes. No entanto, o VAR Rafael Traci apontou posição de impedimento do zagueiro no início da jogada, anulando o tento.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 1 RED BULL BRAGANTINO
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 10 de junho de 2023 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Maurício Lemos e Mariano (Atlético-MG); Lucas Evangelista e Léo Realpe (Bragantino)
Gols: Paulinho, aos 16 minutos do 1ºT (Atlético-MG); Eduardo Sasha, aos 34 minutos do 1ºT (Bragantino)
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Maurício Lemos, Jemerson e Rubens (Guilherme Arana); Battaglia, Zaracho e Igor Gomes (Patrick); Pavón (Edenílson), Paulinho e Vargas
Técnico: Eduardo Coudet
BRAGANTINO: Cleiton; Andrés Hurtado (Gustavinho), Léo Realpe, Eduardo e Juninho Capixaba; Jadsom, Lucas Evangelista (Thiago Borbas) e Eric Ramires; Henry Mosquera (Sorriso), Eduardo Sasha (Alerrandro) e Vitinho (Guilherme Lopes)
Técnico: Pedro Caixinha
Gazeta Esportiva