Desde que o técnico assumiu o Palmeiras, em outubro de 2020, os clássicos viraram sinônimo de alegria (quase) garantida para Abel. Menos quando se trata do Choque-Rei.
O aproveitamento do treinador contra o São Paulo é de apenas 43,7% em 16 jogos. O número sobe para 70% em 10 clássicos com o Corinthians. E dispara para 86,6% nos 10 duelos com o Santos.
São Paulo é rival indigesto
O São Paulo é o rival paulista que o treiandor mais enfrentou. Foram ao todo 16 clássicos com o São Paulo desde que Abel chegou para comandar o Palmeiras.
A disputa é acirrada e de igual para igual em todos os aspectos. São Paulo e Palmeiras venceram cinco clássicos cada e são mais seis empates.
Os empates prevalecem também quando se trata de duelos decisivos. O São Paulo conquistou o Paulistão de 2021 sobre o Palmeiras e eliminou o rival nas quartas de final da Copa do Brasil do ano passado.
O Palmeiras, por sua vez, foi campeão paulista de 2022 com vitória sobre o São Paulo na final e eliminou o Tricolor nas quartas de final da Libertadores de 2021 – ano em que Abel foi bicampeão da América.
Palmeiras de Abel x São Paulo
- 16 jogos
- 5 vitórias do São Paulo
- 5 vitórias do Palmeiras
- 6 empates
- Aproveitamento: 43,7%
Abel nunca perdeu para o Santos
O Santos é o rival "favorito" de Abel Ferreira em São Paulo. E não apenas pela vitória na final da Libertadores de 2020.
O técnico nunca perdeu para o Peixe desde que assumiu o Palmeiras. Foram dez jogos, com oito vitórias e dois empates.
Palmeiras de Abel x Santos
- 10 jogos
- 8 vitórias do Palmeiras
- 2 empates
- Aproveitamento: 86,6%
Corinthians tem apenas uma vitória
O Corinthians também é um rival que costuma despertar boas lembranças para Abel Ferreira. Em dez jogos, o treinador amarga apenas uma derrota para o rival.
Foi em 25 de setembro de 2021, quando o Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 1 pelo Brasileirão. Ao todo, Abel soma ainda seis vitórias e três empates no confronto.
Palmeiras de Abel x Corinthians
- 10 jogos
- 6 vitórias do Palmeiras
- 3 empates
- 1 derrota
- Aproveitamento: 70%
Dorival vê Palmeiras melhor
Apesar de os números apontarem equilíbrio no confronto, o técnico Dorival Júnior admite que o Palmeiras é favorito para o clássico deste domingo. Muito em função do estágio de trabalho das duas equipes.
Enquanto Abel Ferreira empilha títulos e consolida seu trabalho há quase três anos no Palmeiras, Dorival acaba de chegar ao São Paulo. O técnico sequer tem dois meses de clube.
–Precisamos de ajustes que o Palmeiras não necessita. Existe uma diferença, temos que reconhecer. Mas não quer dizer que não exista possibilidade de surpreendermos e fazermos desses bons resultados. É questão de entrega e comprometimento de um grupo interessado. O Palmeiras tem uma vantagem considerável em relação à maioria das equipes do futebol brasileiro - disse Dorival.
Super Esporte