O MP-RJ entrou nesta sexta-feira (23) com uma ação no Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos do Tribunal de Justiça pedindo que o estádio de São Januário seja interditado até que o Vasco possa comprovar que consiga oferecer segurança suficiente aos torcedores. A informação foi relevada pelo site "GE".
A punição do STJD
Anteriormente, nesta sexta-feira, o presidente do STJD José Perdiz Jesus interditou o estádio por 30 dias atendendo a um pedido da procuradoria da entidade. Além disso, o Vasco também ficará sem carga de ingressos para os seus jogos como visitante.
Esta é a mesma punição sofrida pelo Santos pelas cenas lamentáveis que ocorreram na Vila Belmiro durante a derrota do Peixe para o Corinthians, na última quarta-feira, também pelo
Campeonato Brasileiro. A interdição vale para qualquer categoria do futebol e também para o futebol feminino. - A referida decisão se pauta na ordem Jurídica Desportiva, proporcionalidade e razoabilidade, tendo em vista que os fatos ocorridos na partida em questão são inaceitáveis perante a sociedade e ao Futebol Brasileiro. Toda e qualquer manifestação com uso de violência será devidamente repreendida e sancionada por este Tribunal - afirmou presidente do STJD José Perdiz. A punição ao Vasco já vale para o duelo contra o Cuiabá, na próxima segunda-feira, em São Januário, pela 12ª rodada do Brasileirão. O Cruz-Maltino já havia começado a venda de ingressos para a partida e cerca de 10 mil entradas já haviam sido vendidas.
Vale ressaltar que este é um pedido liminar. A procuradoria do STJD também pode apresentar uma denúncia contra o Vasco pelos incidentes em São Januário. Nesse caso, o clube seria julgado por uma Comissão Disciplinar, que pode dar outra pena ao Vasco. No entanto, o Cruz-Maltino pode recorrer da punição preventiva.
O que aconteceu em São Januário em Vasco x Goiás
Logo após o apito final que decretou a derrota do Vasco para o Goiás por 1 a 0, torcedores do Vasco arremessaram objetos, rojões e sinalizadores em direção ao campo de São Januário. A Polícia Militar responder com tiros de bala de borracha, gás de pimenta e bombas, começando uma grande confusão nas arquibancadas, camarotes e do lado de fora da Colina. Um militar também disparou tiros de arma de fogo em direção aos torcedores, que tentavam invadir São Januário.
Torcedores do Vasco também arremessaram pedras na direção do estacionamento do clube. Carros de jogadores e da arbitragem foram atingidos e ficaram danificados. A PM informou que ninguém foi preso na noite desta quinta-feira.