São Paulo e Palmeiras escrevem mais um capítulo (quente) do Choque-Rei a partir das 19h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (5) no Morumbi.
Os dois clássicos pela Copa do Brasil servirão para desempatar uma disputa de igual para igual em Choques-Rei decisivos que viraram rotina nos últimos anos. Desde que Abel assumiu o Palmeiras, as equipes se enfrentaram quatro vezes em duelos de mata-matas.
São duas vitórias e dois títulos para cada lado. Este será o quinto confronto decisivo entre São Paulo e Palmeiras em três anos.
Em 2021, o Tricolor foi campeão paulista com vitória sobre a equipe de Abel Ferreira na grande final. Neste mesmo ano, o Alviverde deu o troco na Libertadores: eliminou o São Paulo nas quartas de final e ainda conquistou o bicampeonato da América.
No ano seguinte, o Palmeiras derrotou o São Paulo na final para conquistar o Paulistão. Depois, foi a vez do Tricolor eliminar o Alviverde nas quartas de final da Copa do Brasil
Abel Ferreira assumiu o Palmeiras em outubro de 2020. Desde então, o treinador reina soberano em clássicos estaduais. Mas a história muda (um pouco) quando o assunto é enfrentar o São Paulo.
O Tricolor é o único rival paulista que faz frente ao técnico português. Os números estão aí para provar.
Abel soma 70% de aproveitamento em dez clássicos disputados com o Corinthians. O número dispara para 86,6% de aproveitamento em dez duelos com o Santos, que, aliás, nunca venceu o Palmeiras sob o comando do treinador.
Contra o São Paulo, porém, o aproveitamento cai bastante. Em 17 clássicos, o Palmeiras tem seis vitórias, seis empates e cinco derrotas. O aproveitamento é de 47%.
Todas estas estatísticas serão colocadas à prova nesta quarta-feira (5), às 19h30 (horário de Brasília), no Morumbi, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A volta está marcada para a quinta-feira (13), às 20h (de Brasília), no Allianz Parque.