Fiscais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciam, nesta terça-feira (18/7), o trabalho de medição sonora para elaborar um mapa de ruídos.
Fiscais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciam, nesta terça-feira (18/7), o trabalho de medição sonora para elaborar um mapa de ruídos. O mapeamento será usado no controle e fiscalização da poluição sonora na capital, especialmente à noite.
A expectativa é que o mapa fique pronto no primeiro trimestre de 2024. Segundo a PBH, 17% das reclamações registradas pelo município são de poluição sonora.
O levantamento segue até outubro, de terça-feira a sábado, de 20h às 2h, em locais com e sem classificação de ponto crítico de poluição sonora. Ao todo, serão 5,4 mil medições em 1,8 mil pontos da capital. Neste primeiro dia, estão previstas 135.
O diagnóstico, segundo a prefeitura, permite planejar ações mais efetivas para o bem-estar da população. "Será a possibilidade de visualizar as emissões sonoras e classificá-las conforme as demandas e particularidades de cada região", disse o executivo municipal.