As obras de ampliação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) serão retomadas dentro do Novo PAC, divulgado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última semana. Ao todo, serão disponibilizados R$ 180 milhões para a construção de nove blocos, com espaço para centenas de leitos, atividades de pesquisa, administrativas e assistenciais. Divisão de leitos do HU - 78 leitos clínicos; - 78 leitos cirúrgicos; - 40 leitos de UTI para adultos; - 26 leitos de obstetricia e ginecologia; - 25 leitos pediátricos; - 20 leitos de Saúde Mental - 19 leitos de UTI Neonatal e Unidade Intermediária; - 16 Hospital Dia; - 12 leitos para tratamento de queimados - 11 leitos de transplantes; - 10 leitos de UTI pediátrica; - 8 leitos de Maternidade; - 3 leitos do Centro de Parto Natural; - Total de 346 leitos "O sucesso e o êxito é o resultado da combinação de um trabalho técnico feito pela equipe da UFJF e do HU, aliado com um esforço político que contamos com o apoio da prefeita Margarida Salomão e da deputada federal Ana Pimentel", disse o reitor da UFJF, Marcus David. Além dos leitos, o HU-UFJF também terá a capacidade aumentada para que os alunos e alunas façam pesquisa e residência. Ao todo, o Hospital Universitário terá a capacidade para receber 361 residentes, 185 projetos de pesquisa e 117 projetos de extensão. "Esse é um dos maiores investimentos federais na cidade, com potencial de transformar a assistência da saúde em Juiz de Fora e melhorar a formação dos nossos alunos", ressaltou o reitor Marcus David.
Melhoria da saúde pública na região
As obras do Hospital Universitário estão previstas para terminar até o final de 2026, quando termina o mandato de Lula. Segundo a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, o HU-UFJF será importante para atender a cerca de 1,8 milhões de pessoas de Juiz de Fora e região. "Hoje não temos, como precisamos, de um grande hospital público. Isso nos leva a ter que fazer parceria com instituições privadas. Ainda somos esperançosos da conclusão das obras do Hospital Regional. No entanto, aqui [HU-UFJF] é a realidade. Para nós que gerimos a saúde de uma região de 1,8 milhão de usuários, isso é uma vitória espetacular", destacou a petista. Obras paradas desde 2015.
LEIA: Apagão atinge Minas e vários outros estados e assusta brasileiros As obras de ampliação do Hospital Universitário começaram em 2012, com investimento de R$ 250 milhões, na maior obra da história da UFJF. No entanto, três anos depois, as obras foram paralisadas por problemas na Justiça. À época, funcionários da obra buscaram o Poder Judiciário para denunciar irregularidades na obra. Segundo a UFJF, o problema judicial foi resolvido e o que faltava era o investimento necessário para o término das obras, o que foi conseguido junto ao Novo PAC.