A série especial Sabia Não, Uai!, do
Estado de Minas, lançou na segunda-feira (14/8) a primeira reportagem multiplataforma da segunda fase do programa Acelerando Negócios Digitais, do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ). O programa tem apoio da Meta e é desenvolvido em parceria com diversas associações de mídia (Abert, Aner, ANJ, Ajor, Abraji e ABMD).
O projeto do
EM foi um dos selecionados no Brasil para participar da concorrida iniciativa que tem como objetivo atender às necessidades e desafios específicos de diferentes modelos de negócios. Serão cinco meses de mentorias exclusivas de profissionais do Brasil e exterior especializados no desenvolvimento de produtos e estratégias digitais.
O Sabia Não, Uai! mostra de um jeito descontraído histórias e curiosidades relacionadas à cultura mineira. A produção conta com o apoio do vasto material disponível no arquivo de imagens do
Estado de Minas, formado também por edições antigas do Diário da Tarde e da revista O Cruzeiro, além de fotos originais e exclusivas sobre Belo Horizonte e Minas desde o começo do século passado.
Projetos selecionados em 2023
O processo de seleção do
programa Acelerando Negócios Digitais deste ano escolheu 160 projetos de mídia no país, sendo 80 de organizações e 80 de jornalistas independentes. Os veículos jornalísticos beneficiados são de 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país. Em Minas, outros 5 projetos além do Sabia Não, Uai! foram escolhidos.
A concorrência este ano foi grande, com 1.534 participantes, de todos os estados, representando 254 cidades brasileiras e 473 organizações. O Acelerando Negócios Digitais oferece suporte a veículos midiáticos de diferentes tipos e tamanhos, de pequenas rádios a grandes empresas de TVs, passando por diferentes jornais impressos e organizações de jornalismo digital, mas com uma preocupação de estimular a diversidade regional.
Acompanhe as novidades do Sabia Não, Uai!
O primeiro episódio da fase do Sabia Não, Uai! sob a mentoria do programa Acelerando Negócios Digitais contou a
história do Woodstock mineiro, evento musical em terreno na periferia de Belo Horizonte, em 1975, que reuniu artistas como Caetano Veloso, Os Mutantes, Secos & Molhados, Fagner, Ney Matogrosso e muitos outros.
Dentro da estratégia de mentoria do programa do ICFJ, todo o conteúdo será publicado nos sites do Estado de Minas e no Portal Uai, além dos perfis das empresas no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e TikTok, com edições dinâmicas, informativas e voltadas para o público jovem. As versões digitais podem ser acompanhadas na
página do Sabia Não, Uai!.