O órgão orienta que as pessoas evitem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos em que a chuva estiver caindo mais intensamente. Vale dizer que, como forma de prevenção, os moradores da capital podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos e deslizamentos de terra por SMS.
Os interessados devem realizar o cadastro, gratuito, enviando uma mensagem de texto com o CEP da residência para o número 40199. Na sequência, o solicitante receberá uma notificação confirmando o cadastramento.
Na manhã deste sábado, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou mais um
treinamento preventivo de enchentes na Avenida Tereza Cristina. O simulado foi na altura do Bairro das Indústrias II, na região do Barreiro. O objetivo é preparar as equipes do Executivo municipal e voluntários para situações que envolvam riscos de inundação na capital.
Veja as recomendações de praxe da Defesa Civil:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e perto de córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Caso note rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.