A primeira notificação da BHTrans com imagens de chuva e indicação de trânsito lento ocorreu
às 14h02 na Avenida do Contorno, entre avenidas Cristóvão Colombo e Getulio Vargas, na Região Centro-Sul.
Um poste caiu no encontro da Avenida Waldyr Soeiro Emrich, a Via do Minério, com Rua Caetano Pirri, sentido bairro, às 18h58, na Região do Barreiro. O trânsito foi desviado de duas formas. Coletivos seguiam a via do Minério com acesso à Rua dos Americanos. Outros veículos acessavam a saída Via Verde, antes da Rua dos Americanos, à direita.
A Avenida Amazonas, no cruzamento com a Rua Limoeiro, no Bairro Nova Suíça, na Região Oeste, ficou interditada em boa parte da tarde por um problema mecânico em um veículo, além das chuvas. A via foi liberada após o uso de reboque para retirar o ônibus, às 18h02.
Um acidente, às 16h10, também reteve o fluxo de trânsito na Avenida Mário Werneck, no bairro Buritis, na Região Oeste.
Outra batida, às 16h43, reteve o trânsito do Viaduto Leste, em direção ao Túnel da Lagoinha, refletindo na Av. do Contorno e na Av. dos Andradas.
A Defesa Civil notificou, às 18h, que chuvas extremamente intensas caiam na região Nordeste. As regiões Norte, Leste, Oeste, Centro-Sul e Venda Nova foram atingidas por chuvas fracas.
Usuários do X (antigo twitter) reclamaram das condições do trânsito durante o dia.
Uma manifestação de servidores públicos, que terminou às 17h15, também contribuiu para o fluxo lento da região Centro-Sul. Funcionários de diversas categorias saíram pelas ruas para questionar o fim do referendo popular para privatizar Cemig e Copasa. A equipe de reportagem do
Estado de Minas também flagrou o trânsito congestionado na Avenida Afonso Pena, no Centro, às 17h30.
*Estagiário sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa