Na última terça-feira, 22 de agosto, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu uma palestra em parceria com o CRAS Bairros, a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. A ação foi realizada em alusão à campanha Agosto Lilás, que visa conscientizar sobre o fim da violência contra a mulher.
Durante a palestra, foram abordados diversos temas, como a Lei Maria da Penha, diferentes formas de violência doméstica, o ciclo da violência e o papel da guarnição PPVD da Polícia Militar. Além disso, a Guarda Civil Municipal explicou sobre o Botão do Pânico, um importante recurso do Programa Patrulha Maria da Penha, que opera no município. Esse dispositivo é uma medida adicional de prevenção e proteção para mulheres que enfrentam situações de violência em casa.
O CRAS Bairros tem intensificado seu trabalho junto à comunidade por meio de palestras e rodas de conversa, com o objetivo de compreender a realidade de cada pessoa atendida e ampliar os serviços disponíveis. Cátia Maria dos Santos, presidente da Associação de Moradores do Bairro Rosário, participou da reunião como representante da comunidade e afirmou: "Eu acredito que todas as mulheres que estiveram aqui saíram enriquecidas com as informações. Muitas delas não compreendiam a importância de procurar o CRAS ou a Guarda Municipal e de acionar o botão do pânico. Foi uma experiência enriquecedora para mim e para essas mulheres."
SOBRE O CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade descentralizada do estado que atua na prevenção de situações de vulnerabilidade social e risco nos territórios. Ele oferece serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social em áreas de vulnerabilidade e risco social. As unidades existentes incluem CRAS volante bairros, CRAS volante distritos, CRAS Colina e CRAS Cabanas.
CAMPANHA AGOSTO LILÁS
A Campanha Agosto Lilás foi instituída em 9 de setembro pela Lei 14.448/2022, tornando agosto o mês de proteção à mulher e conscientização sobre o fim da violência. O nome faz referência à criação da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340, estabelecida em 7 de agosto de 2006. Durante esse mês, são intensificadas as ações de prevenção nos diversos órgãos de proteção, incluindo palestras, programas e iniciativas, com o objetivo de educar a comunidade e buscar formas de proteger e combater diversas formas de violência.
BOTÃO DO PÂNICO
O Botão do Pânico faz parte do Programa Patrulha Maria da Penha, criado pela Guarda Civil Municipal, e consiste na disponibilização de um dispositivo eletrônico com GPS para rastrear e acompanhar mulheres em situação de violência doméstica. Informações sobre o cadastramento no programa podem ser obtidas no CREAS pelo telefone 3557-2913 ou na Guarda Civil Municipal pelo número 153.